QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Fé e Política. O coronelismo acabou??? Não! Ele é atual.

Bom dia amados e amadas! Paz e bem!

Gostaria de comentar hoje uma reportagem da rede Record, que dizia sobre a realidade de uma cidade no interior do nordeste chamado Belaqua, onde as pessoas estavam passando fome! Isto é resquício do Coronelismo. Ele é Atual!

Infelizmente existem pessoas egoístas suficientes para continuarem permitindo isto e não se mobilizarem para extinguir a fome dos filhos de Deus. Vamos refletir sobre o tema: O coronelismo acabou???Não! Ele é atual.

Peçamos ao Espírito Santo que nos guie: 

Invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, 

enchei os corações dos vossos fiéis 

e acendei neles o fogo do Vosso amor. 

Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, 

e renovareis a face da terra. 

Oremos: Ó Deus, 

que instruístes os corações dos vossos fiéis 

com a luz do Espírito Santo, 

fazei que apreciemos rectamente todas as coisas 

e gozemos sempre da sua consolação. 

Por nosso Senhor Jesus Cristo, 

na unidade do Espírito Santo. Amém.

Vamos reconhecer Maria como representante dos pobres e desamparados. Ela nunca fará milagres, contudo, esta sempre atenta aos pedidos de seus filhos para interceder por nós! Vejamos:

A escolhida...



Façamos nossa reflexão à luz da palavra de Deus que esta na carta de São Paulo aos Efésios 6, 10-18;

10 Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. 11 Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. 12 Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares. 13 Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. 14 Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, 15 e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz.16 Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus. 18 Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos.

Esta palavra fala que não é contra homens de carne e sangue que lutamos, contudo, o inimigo de Deus para nos fazer perder a confiança entre os filhos do Pai, semeia a semente do egoísmo e da indiferença, isto precisa ser combatido!

O que é o Coronelismo? 

É uma prática política adotada durante a 1ª República do Brasil, onde os coronéis que eram grande proprietários de terra e podiam pagar assassinos armados chamados de Jagunços, eles mandavam e desmandavam na vida das pessoas. 


Muitos pensam que isto acabou, contudo, quando é verificado notícias como esta de Belaqua onde a maioria da Cidade passa fome,  quando vemos que entra governo e sai governo do Nordeste e a seca não é resolvida podemos acreditar na existência ainda de Coronéis que buscam colocar as populações locais sob suas ordens.

Durante a reportagem, a repórter que cobria a notícia foi conversar com as pessoas da prefeitura da cidade, para obter a explicação do desvio de verba das escolas e porque não estava chegando merenda na escola local, as pessoas da prefeitura de escondiam e mentiam descaradamente. Isto faz parte do egoísmo e da indiferença.

Com certeza por de trás deste desvio estão os coronéis locais, que concentram estas verbas para eles. E nós devemos denunciar e orar para que esta situação de desmando e desrespeito acabe. 

Atualmente os estados brasileiros possuem locais de atuação de determinadas famílias, isto também pode ser considerado coronelismo, como no Maranhão
família Sarney, Maceió e Sergipe família Collor de Melo, lugares onde a família Magalhães exerce o poder , e até aqui no Estado do Espírito Santo temos as famílias Buais, Ferraço e família Cola.

Ore comigo: Deus revista seus filhos e filhas da força do Espírito Santo! Que estas famílias que detêm o poder nos Estados Federativos do Brasil possam se compadecer de seus semelhantes. Trate-os do mesmo modo que eles tratam os pobres e excluídos. Leve oh Senhor às pessoas se amarem como o Filho de Deus nos amou se entregando por nós seus irmãos e irmãs. Amém!   

Um certo Galileu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos crescer na fé amados de Cristo!!