QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

terça-feira, 17 de março de 2015

Eu vim para Servir. Não à tirania do poder! Fé e Política.

Amados e amadas em Jesus Cristo, Paz e Bem!


Gostaria de partilhar com vocês que, a partir desta postagem colocarei este blog à disposição de Deus para abordar outras notícias onde a fé esteja relacionada, como por exemplo a Política.

E com isto, dou um passo para que se cumpra na minha vida o que Deus tem me falado no Livro de Malaquias 3, 5 que diz: Virei ter convosco para julgar vossas questões e serei uma testemunha pronta contra os mágicos, os adúlteros, os perjuros, contra os que retêm o salário do operário, que oprimem a viúva e o órfão, que maltratam o estrangeiro e não me temem - diz o Senhor. 

Esta palavra tem mexido com meu coração e que devo também ajudar a Deus a denunciar as pessoas que oprimem os filhos Dele. Então te chamo a apoiar este direcionamento que vem do céu partilhando as postagens com seus amigos. Amém!

Também queria dizer que, o próprio Jesus Cristo ao qual seguimos teve que se posicionar politicamente em muitas passagens bíblicas como por exemplo: quando perguntou de quem era a figura na moeda que segurava e as pessoas responderam de Cesar, além dessa, existe o sermão da montanha onde o Cristo se coloca ao lados dos pobres ect. 

Vejamos esta passagem MARCOS 10, 35-45;


 35 Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda quando estiveres na tua glória!” 38 Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39 Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com batismo com que eu devo ser batizado. 40 Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.
41 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42 Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43 Mas entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44 e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45 Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.

Abençoados e abençoadas perceberam aqui também Jesus se posiciona politicamente em relação aos chefes das nações, e exorta os discípulos para que entre eles não se exerça a tirania que ocorre nos governos.

Jesus aqui não diz que devem ser extintas as formas de poder, contudo, que o que os governos fazem para poder governar não deve impregnar a nossa vida de comunidade ou religiosa, a final o Mestre "veio para servir".

Entendamos agora como funciona o governo do Brasil:
  1. Nosso país é uma República: o significado da palavra República no latim seria "coisa do povo", ou seja, as decisões tomadas pelos políticos deveriam beneficiar o povo.
  2. Somos uma democracia: o significado das palavra democracia seria governo do povo, ou seja, mais uma vez o povo deveria estar ligado nas questões políticas do país e deveria ter o poder de comandar os rumos do Brasil.
  3. Temos uma constituição: somos regidos por uma lei geral nacional e cada brasileiro deveria saber o que esta escrita nela para poder reivindicar seus direitos e cumprir seus deveres.
  4. Três poderes: nossa política e organizada a partir da ideia política da divisão dos poderes em Executivo(poem em prática as leis), Legislativo (cria as leis) e judiciário (fiscaliza o cumprimento das leis)
Continuemos a nossa reflexão inicial, infelizmente como dizia, Santo Agostinho em sua obra a Cidade de Deus, vivemos o reflexo imperfeito do céu, por isso, as pessoas na política cometem crimes, abusos de autoridade e não respeitam a opinião do povo que elegeu seus representantes.

São pessoas que, em sua maioria, não estão tocadas pelo Espírito Santo de Deus e por isso, retem o salário dos mais necessitados e excluem pessoas transformando-as em marginalizadas. Contudo, é Jesus quem diz: entre vós não seja assim! 

Não devemos ser indiferentes às decisões políticas e sim temos a responsabilidade de participar e ajudar o Espírito Santo do Pai seja difundido também nas três esferas políticas. Amém!


Hino da Campanha da Fraternidade 2015 - Eu vim para servir


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos crescer na fé amados de Cristo!!