Formação
Litúrgica
O Espaço Litúrgico: a igreja e os seus espaços
O povo de Deus, que se reúne para celebrar o mistério pascal de Cristo, forma uma assembléia orgânica. Ela expressa-se por várias funções e ações, em diversos momentos da celebração. A disposição geral do edifício sagrado deve ser tal que ofereça uma imagem da assembléia reunida, permita uma conveniente disposição de todas as coisas e favoreça a cada um exercer corretamente a sua função (cf. Instrução Geral do Missal Romano, 294). Precisa-se superar o pensamento de que o espaço celebrativo deve ter uma estrutura bipartida ou bizonal, com apenas dois pólos: o presbitério (lugar dos ministros) e a nave (lugar do povo cristão).
Três pólos devem ser valorizados na sua relação com a assembléia litúrgica: o altar, a sédia, o ambão.
Presbitério
O que diz a Instrução Geral sobre o Missal Romano?
Quando a assembléia for numerosa, o Presbitério
deve ficar num plano mais elevado para facilitar a visibilidade e a acústica,
mas não excessivamente elevado, para não parecer distante do povo. Ao
contrário, deve dar idéia de estar inserido na assembléia. Em pequenas capelas
esse desnível é até desnecessário.
O Presbitério deve ter espaço suficiente para as
peças necessárias e para a mobilidade do presidente e dos ministros.
O altar
O centro da fé cristã é o Mistério Pascal de
Cristo, sua total entrega por nós, confirmada pela Ressurreição e dom do
Espírito. O altar re-presenta (traz-nos sempre presente à memória) este
Mistério, Sua entrega total por nós, ontem, hoje e sempre. Em torno do altar
reúnem-se os fiéis para participar do banquete pascal.
É importante que a mesa seja uma peça sólida e
estável. Ela pode ser em pedra, madeira, concreto, ferro, evitando-se imitações
destes materiais. O altar deve ocupar um lugar que seja o centro,
para o qual a atenção de todos os fiéis naturalmente se dirija buscando sua
participação. Evite-se todo distanciamento em relação à assembléia.
O ambão (O que diz a I.G.M.R.)
A Constituição sobre a Sagrada Liturgia, do
Concílio Vaticano II, afirma: Cristo está presente "pela sua palavra, pois
é Ele mesmo que fala quando se lêem as Sagradas Escrituras na Igreja" (SC
7).
Sendo a Palavra uma só, o ambão também deve ser
único. Ele pode ser fixo ou móvel. É importante ter estabilidade e não ter
aparência frágil. A dimensão da base pode ser de 40x30 cm. A altura é sempre a
mesma, com uma inclinação para facilitar a leitura; a parte mais baixa pode
medir 1,10m e a mais alta, 1,20m. A fim de facilitar a visão da assembléia, se
o local for muito grande, pode ser colocado num estrado.
Não deve haver dois móveis iguais, mas diferentes:
um para a Palavra (ambão) e outro para os comentários (estante). Para a estante
móvel, deve-se prever um outro local, fora do presbitério.
A sédia (O que diz a I.G.M.R.)
Quem preside a Liturgia é o próprio Cristo, na
pessoa do presidente da assembléia litúrgica. O sacerdote que preside a
Eucaristia é o sinal sacramental de Cristo Jesus que está presente, mas de
maneira invisível.
A cadeira (sédia) é o lugar daquele que preside a
celebração. Juntamente com o ambão e a mesa da eucaristia, constitui os três
principais elementos do presbitério. A cadeira nunca deve ser colocada em frente ao
altar. Ela deve expressar e valorizar sua função e sua simbologia, deve ter
unidade de forma e estilo com as outras peças. Caso sejam colocadas cadeiras para os demais
ministros, que estas sejam diferentes da cadeira da presidência, mas mantenham
o mesmo estilo e forma.
Cruz processional (O que diz a I.G.M.R.)
O Missal Romano orienta sobre o uso da cruz
processional em vez de grandes crucifixos pendurados nas paredes, para
simbolizar que a cruz acompanha o cristão em sua caminhada, mas a meta é a
ressurreição, a glória, a vida.
A cruz processional deve apresentar a imagem do
crucificado; ser pequena (30 a 50 cm), feita de material e forma que estejam em
harmonia com as demais peças do presbitério. Após carregada em procissão como
sinal do Cristo morto e ressuscitado, ela permanece junto ao altar.
Credência
É uma espécie de pequena mesa colocada
discretamente no presbitério para apoiar os objetos necessários para a missa: o
cálice, a patena, as galhetas, os livros ou o que mais for necessário,
dependendo da celebração. Não deve sobressair com rendas ou outros ornamentos.
É bom que sua altura seja inferior à do altar. A credência pode ser colocada
encostada na parede lateral do presbitério ou como um console na parede, fazer
parte da própria parede. A credência pode ser fixa ou móvel. Na entrada da
igreja, podem ser previstas uma ou mais credências para as ofertas ou folhetos.
O material usado deve ser simples e nobre e estar em harmonia com as demais
peças do presbitério.
Fonte:
http://catequesenoroeste.blogspot.com.br/p/formacao-liturgica.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos crescer na fé amados de Cristo!!