QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

domingo, 31 de julho de 2016

Campanha do Dízimo 2016


Tema: Casa Comum, o Dízimo de todos nós.
Lema: “Servi de bom grado, como se estivésseis servindo ao Senhor e não a simples homens” (Ef 6,7).
Antes de voltar para o Pai, Jesus confiou uma missão a seus apóstolos: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações e batizai-os” (Mc 16,15). A natureza comunitária do mandato do Senhor está presente tanto na meta como no modo de realizar a missão. Será a Igreja que cumprirá a missão que tem como objetivo formar Igreja, a partir do Batismo.
Portanto, a Igreja é responsabilidade e tarefa de todos os batizados. E nessa missão, cada um colabora como pode: com o dízimo, dons, carisma, tempo, talento, com o auxílio que pode dar. Nisso não importa ter renda. Todos podem contribuir: criança, adolescente, jovens, adultos, empregado, desempregado, etc. Basta ser generozo e disponível para o trabalho comunitário.


quinta-feira, 28 de julho de 2016

A Jornada Mundial da Juventude!





Colaboração: Site da Canção Nova

O que é a Jornada Mundial da Juventude?



A JMJ é um evento criado por São João Paulo II, em 1986, que reúne jovens católicos de todo o mundo. Tem o intuito de celebrar a fé em Jesus Cristo e mostrar o rosto jovem da Igreja. A maior reunião de jovens católicos do mundo tem atravessado gerações e fronteiras, e reunindo pessoas dos quatro cantos do planeta.

Como surgiu?

Dois eventos importantes marcaram a história inicial da JMJ: o Jubileu dos jovens em Roma para o Ano Santo da Redenção, em 1984, quando João Paulo II entregou a cruz aos jovens em 22 de abril.

Em 1985, aconteceu o Encontro Mundial dos Jovens, por ocasião do Ano Internacional da Juventude, proclamado pela ONU. O Papa João Paulo II dedicou então uma Carta Apostólica aos Jovens, convidando-os para mais um encontro em Roma: a primeira Jornada Mundial da Juventude, em 1986.

Em 1987, o saudoso Pontífice polonês convocou os jovens a um encontro em Buenos Aires, tornando a JMJ um encontro de peregrinação internacional. Nesta edição, João Paulo II reafirmou o que vinha dizendo aos jovens desde o início de seu pontificado: “Vós sois a esperança da Igreja, vós sois a minha esperança”.

Curiosidades

Uma jornada especial foi a de Czestochowa, em 1991, a primeira edição depois da queda do Muro de Berlim, na qual jovens vindos de dois blocos separados e hostis (oriente e ocidente) puderam, finalmente, celebrar de mãos dadas a fé em Jesus Cristo.

A Jornada de 2000 também foi especial. Mais de 2 milhões de jovens foram a Roma para celebrar o Jubileu da Igreja. Essa edição ficou marcada pela espontaneidade de João Paulo II na vigília de Tor Vergata, que cantou e se animou com os jovens.

A Espanha foi o primeiro país a organizar, duas vezes, duas Jornadas com o mesmo anfitrião: Dom Rouco Varela. Ele era arcebispo de Santiago de Compostela na Jornada de 1989 e Cardeal de Madrid na Jornada de 2011.

Também em Madrid, mais de 700 mil exemplares do Youcat, o catecismo jovem da Igreja Católica, foram distribuídos, em seis línguas.

Rompendo barreiras: em 1985, um grupo de jovens alemães conseguiu a “Cruz dos Jovens” para além da “Cortina de Ferro”, em Praga, Tchecoslováquia, um dos países mais fechados da época. A “Cruz da JMJ” tornou-se assim o símbolo da comunhão com o Papa e sinal de que não há portas fechadas para o Evangelho.

O Ícone de Nossa Senhora, segundo símbolo da JMJ, foi dado aos jovens por São João Paulo II, em 2003. Desde então, o Ícone – uma cópia fiel de um antiquíssimo ícone encontrado na Basílica de Santa Maria Maior – tem acompanhado a Cruz em suas peregrinações.

Veja também:
Cruz e ícone de Nossa Senhora: símbolos da JMJ


As duas maiores Jornadas, em termos de públicos, aconteceram sob temas missionários: Em Manila, “Como o Pai me enviou, também eu vos envio” ( Jo 20,21 ) e no Brasil, “Ide e fazei discípulos entre as nações!” (Mt 28,19).

Hino da JMJ Cracóvia 2016 - Bem-aventurados os misericordiosos



segunda-feira, 25 de julho de 2016

Grão de Misericórdia: São José Moscati!

São José Moscati
O nosso Papa João Paulo II apresentou para nossa devoção São José Moscati, que muito bem soube viver a fé, a caridade e a ciência. Nasceu na Itália em 1880 no seio de uma família cristã. Com apenas 17 anos obrigou-se 
particularmente ao voto de castidade perpétua.


Inclinado aos estudos, José Moscati cursou a faculdade de medicina na Universidade de Nápoles e chegou, com 23 anos, ao doutorado e nesta área pôde ocupar altos cargos, além de representar a Itália nos Congressos Médicos Internacionais. Com competência profissional, Moscati curou com particular eficiência e caridade milhares e milhares de doentes.
Em Nápoles, embora procurado por toda classe de doentes, dava, contudo, preferência aos mais pobres e indigentes. Sem dúvida, foi na prática da caridade para com os pobres que se manifestou toda sua grandeza, ao ponto de receber o título de “Médico e Pai dos pobres”, isto num tempo em que a cultura se afastava da fé.
José Moscati viveu corajosamente até 1927 e testemunhou a Verdade, tanto assim que encontramos em seus escritos: “Ama a Verdade, mostra-te como és, sem fingimentos, sem receios, sem respeito humano. Se a Verdade te custa a perseguição, aceita-a; se te custa o tormento, suporta-o. E se, pela Verdade, tivesses que sacrificar-te a ti mesmo e a tua vida, sê forte no sacrifício”.

São José Moscati, rogai por nós!
Colaboração site: Canção Nova.

Dois riscos- Padre Zezinho

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Grão de Misericórdia: Os Voluntariados do Pai!

Olá benditos e benditas do Pai! Paz e Bem!



Hoje entrando no Clima do Ano Extra-ordinário da Misericórdia gostaria de realizar uma breve reflexão acerca de uma das obras de misericórdia que são os voluntários do Pai.

São homens e mulheres sendo ateus ou não que são utilizados pelo Pai para levar o calor humanos às pessoas, que se encontram desesperançadas, ou lhes falta forças para sair do marasmo.

Para estes o próprio Jesus Cristo nos fala em: Mateus 25, 34-36

34.Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35.porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; 36.nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.
Pensemos nisto, pois os Voluntários do Pai nos dão uma grande aula de como lutar contra o individualismo, contra o egoísmo e contras ilhas de falsas seguranças que viraram nossos condomínios.
Sair de nós mesmos para vermos o outro progredir, nos doar sem querer receber em trocar, seja você ateu ou crente em Deus, o Pai te trouxe ao mundo para espalhar esta semente de amor que transborda em seu coração. 
Por isso, oro por Ti: " Pai amado, pai querido obrigado por ter enviado ao mundo esta semente de amor que se manifestou através do trabalho deste trabalho voluntariado! Abençoe cada homem ou mulher que doa de si um pouco para que o outro recupere sua dignidade de filho Teu! Amém. 

Cantores de Deus - Solidariedade



sábado, 9 de julho de 2016

Aqui estou perdoa-me!

Aqui estou perdoa-me!



Olá amados e amadas em Cristo Jesus, paz e bem!

Venho através desta passagem mostrar aquilo que mais necessitamos de Deus, que é o seu perdão por nossas faltas e transgressões, isto porque, já somos agraciados com o Amor. Que é gratuito e não precisa  de merecimento nosso! 

Contudo, o pecado é humano, e voltarmos a Deus é uma decisão unicamente nossa, por isso, "Aqui estou perdoa-me!"

Para a reflexão utilizaremos a passagem que esta em: João 8, 2-9;

2. Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar. 3. Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério.  4. Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. 5. Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso? 6. Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra. 7. Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.  8. Inclinando-se novamente, escrevia na terra. 9. A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele.

Viram queridos, as vezes para contemplarmos a face de Deus em Jesus Cristo nos vemos em situações criticas de possível morte, ou doença grave, talvez ainda, somos levados contra a nossa vontade, como foi na passagem acima. Não importa, Deus irá continuar sendo Deus independente de mim ou de você! Ele continuará nos amando e aguardará nosso retorno. Quando realizamos o caminho de volta a Deus, contemplamos o rosto misericordioso do Pai materializado em Jesus. Neste ano santo da misericórdia NUNCA é demais dizer que Jesus é o rosto misericordioso do Pai, Ele nos acolhe, e sendo Ele Deus o próprio Criador nos acolhe.

Confie no amor misericordioso de Deus, porque acima das leis e decretos esta o amor, a própria Igreja Católica que tem seus dogmas, liturgias e documentos não pode afirma categoricamente que um suicida já esta condenado, isto porque, após a morte terrena, reina a misericórdia infinita do Pai Celeste. Quando os seus pecados e transgressões te sufocarem ore, grite e clame a Deus "Aqui estou perdoa-me!" e com certeza Deus te ouvirá! Muitas vezes condenamos o irmão utilizando a nossa medida limitada e finita, a medida do amor de Deus não pode ser medida, apenas SENTIDA!

Contudo, isto não quer dizer que não necessitamos de um direcionamento, por isso, Jesus quando confirma Pedro como pedra, afirma sobre a minha igreja o inferno não prevalecerá! Esta Igreja é aquela que proclama Pedro como o primeiro Papa, e a seus sucessores concede as chaves do Reino Celeste, ela é a única VERDADEIRAMENTE universal e chama-se Igreja Católica(que quer dizer Universal) Apostólica Romana. 
   

Aqui estou perdoa-me