QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

sábado, 24 de dezembro de 2016

O Natal: Na trilha da Esperança

Olá amados e amadas em Jesus Cristo! Paz e bem!

Nesta postagem já inicio lhes desejo um FELIZ NATAL! Vamos refletir neste clima do Nascimento do Filho de Deus acerca do Na trilha da Esperança e o nosso direcionamento será a Materialização do Amor do Pai.

Lhe convido a invocar comigo a Santíssima Trindade: Em nome do Pai, em nome do Filho e em nome do Espírito Santo. Amém!

Além disso, que Maria nossa Mãe possa interceder por nós: "Ave Maria cheia de graça o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulher, bendito é o fruto do teu ventre Jesus. Santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte". Amém!

Amados e amadas muito mais do que será partilhado aqui, que o Espírito Santo toque o seu coração sobre aquilo que fará diferença em sua vida, que esta postagem seja a sua oportunidade de encontro com Deus. Amém!

A passagem que leremos esta no Evangelho de Lucas 2, 1-11;   

1.Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2.Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. 3.Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. 4.Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, 5.para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. 6.Estando eles ali, completaram-se os dias dela. 7.E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. 8.Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. 9.Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. 10.O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: 11.hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.

Venham comigo analisar esta Trilha da Esperança a partir desta palavra. A primeira parte do caminho da esperança esta em irmos para Jerusalém, isto porque, em nossas vidas nos direcionamos para muitas Jerusaléns falsas, que nos prometem felicidade e prosperidade. 

Contudo, o caminho para a verdadeira Jerusalém que nos revela a Esperança em Jesus Cristo exige luta, combater em batalhas espirituais, não sucumbir perante algumas derrotas. Orem comigo: Oh Deus amado fortalecei-me com o teu Espírito para que eu não me canse na estrada para a sua Jerusalém! Amém.

A segunda parte do Caminho da Esperança nos leva ao presépio, em algumas traduções trazem o termo Manjedoura. Este lugar era um estábulo onde os animais ficavam para dormir.


Percebam queridos, Deus nos propõem aqui o despojamento, de bens que não serão levados conosco para a Jerusalém Celeste, nos Natais as pessoas ficam iludidas pelo Espírito consumista, onde aqueles e aquelas que não possuem dinheiro para dar presentes perdem o sentido para o Natal, no entanto, o verdadeiro sentido é o nascimento do Rei da esperança Jesus. Oremos: Deus imenso que eu possa enxergar Teu filho Jesus nas pessoas da minha família! Amém.

O terceiro momento do Caminho da Esperança nos pede para Vigiarmos e Guardarmos, isto porque, enquanto, estamos peregrinando nesta vida, temos que tomar cuidado com nossas ações e estarmos de prontidão para ouvir a voz de Deus. 

O que ocorre é que nestas festas de final de ano parece que o Cristão se esquece do Pai Celeste e se entrega a depravações, enchem a "cara" de bebidas e se perdem na drogadição. Pela palavra de Deus, pela oração, pela missa e pela eucaristia teremos as armas certas para vigiarmos e guardar a vida do senhor. Oremos: Que eu seja conduzido(a) apenas por Ti Oh Pai! Amém.

E a ultima etapa da Trilha da Esperança é a Boa Nova. E ela é a Materialização do Amor de Deus o nascimento da Esperança para Humanidade é

o próprio Jesus Cristo, o Emanuel, o Príncipe da Paz, o prometido de Deus! Acredite você foi, é esta sendo muito amado pelo pai desde os primórdios da humanidade. Louve comigo: "Oh Deus maravilhoso, obrigado por me amar! Que te amar Pai com a mesma intensidade que o Senhor me ama! Obrigado Oh Pai! Louvores e glórias a Ti! Senhor". Amém. 

Música de Natal - Noite Feliz!


quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Monsenhor Jonas Abib

Monsenhor Jonas Abib



  Jonas Abib nasceu no dia 21 de dezembro de 1936, em Elias Fausto (SP). É filho de Sérgio Abib, de descendência sírio libanesa, e de Josepha Pacheco Abib, de descendência italiana. Aos sete anos, iniciou o curso de primeiro grau no Colégio Padre Moye, em São Paulo, dirigido pelas Irmãs da Providência de Gap.
   Aos 12 anos, passou a estudar no Liceu Coração de Jesus, também na capital paulista, e a trabalhar
nas oficinas de artes gráficas. No ano seguinte, foi transferido para o Colégio São Manoel, de Lavrinhas (SP), com o objetivo de integrar-se no seminário salesiano. Mais tarde partiu para Pindamonhangaba (SP) para cursar o ensino médio, no Instituto do Coração Eucarístico, e em seguida foi estudar Filosofia, no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia, em Lorena (SP).
Terminada esta etapa, cursou Teologia em São Paulo no Instituto Teológico Salesiano Pio XI do Alto da Lapa e foi ordenado sacerdote em 1964. Escolheu o seguinte lema: "Feito tudo para todos". Neste período, ainda lecionava na Faculdade de Ciências e Letras de Lorena (SP), dando assistência à juventude por meio de encontros e retiros.
   Em 1971, Padre Jonas conheceu a Renovação Carismática Católica, que marcou sua vida e ministério. Empenhou-se mais ainda no trabalho com a juventude e em 1978 fundou a Comunidade Canção Nova, que tem a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social.


    No ano de 2002, padre Jonas celebrou os 25 anos da Comunidade. Também neste ano, o sacerdote encontrou-se com o Papa João Paulo II. Em 2004, consagrou, em Portugal, a TV CN no altar do mundo, juntamente com todo o Sistema Canção Nova de Comunicação e os membros e sócios desta obra.
   Em 2005, o sacerdote participou dos funerais do Papa João Paulo II, no Vaticano, e acompanhou o processo de eleição de Bento XVI. Em 2006, recebeu o prêmio Santa Clara, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo documentário Concílio Vaticano II, produzido pela TV Canção Nova.
   Aos 70 anos de idade, gravou, no dia 10 de agosto de 2007, seu primeiro DVD musical, intitulado "Como é linda a nossa família". O show foi realizado no teatro da Amam, em Resende (RJ), e teve a participação de cantores da Canção Nova. Lançado no dia 2 de fevereiro de 2008, quando a Comunidade completou 30 anos, o trabalho apresenta algumas das melodias consagradas em sua caminhada na música católica.

Memorias Biográficas Padre Jonas
1948 - Coroinha no Liceu Coração de Jesus   / 1949 - Aspirantado
1954 - Noviciado Salesiano – Pindamonhangaba / 1955 - Faculdade Filosofia - Lorena
1958 - Professor em Lavrinhas / 1960 - Votos Perpétuos
1961 - Formação Teológica / 1964 - Ordenação
1965 - Primicias Sacerdotais / 1968 - Encontros de Juventude
1970 - Pré Canção Nova / 1971 - Efusão do espirito Santo


   Os ano de 2007 e 2008 foram das homenagens e do reconhecimento. Em 17 de outubro, padre Jonas recebeu o título de monsenhor, concedido pelo Papa Bento XVI a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos.


Não dá mais pra voltar - Padre Jonas Abib

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Jesus Salvador!

Olá queridos e queridas em Cristo Jesus! Paz e Bem!


Hoje nesta postagem partilharei um Tema de imensa felicidade para mim e para você, e ele é JESUS SALVADOR! Além disso, o Pai no dá o direcionamento que o Filho veio para redimir os nossos pecados.

Portanto, amado ou amada tire este momento para enxergar Deus nas linhas desta postagem. Amém!

Invoquemos a Santíssima Trindade: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Que Maria a primeira a humana que acreditou em Jesus Salvador da minha e da sua vida possa nos ajudar a vermos atuação do Filho dela em nossas vidas. E saiba que pela força do Espírito de Deus esta mulher ficou gravida sem ato sexual algum. Portanto, o sangue de de Jesus que jorrou na cruz, também era sangue de Maria.

Deus criou Maria


Ela também sentiu as dores do calvário, portanto, ela pode apresentar seus calvários de perdas, vícios e dificuldades ao Filho dela para que o próprio Jesus te ajude a carregar esta cruz para sua salvação. Amém.

Oremos ao Espírito Santo: vem santo Espírito celeste abra as portas dos nossos corações para aceitarmos a sua palavra, dá-nos inteligencia para compreendermos teus ensinamentos e ajuda-nos a aplicar no dia a dia o que vamos aprender. Amém.

A palavra que será partilhada esta em Isaías 9, 1-7. Vejamos:

1.O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz. 2.Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos. 3.Porque o jugo que pesava sobre ele, a coleira de seu ombro e a vara do feitor, vós os quebrastes, como no dia de Madiã. 4.Porque todo calçado que se traz na batalha, e todo manto manchado de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão presa das chamas; 5. porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz. 6.Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos.

Então como pudemos perceber com o texto acima, o Profeta Isaías previa a vinda do Messias, O príncipe da paz, para que nossos pecados e transgressões fosse perdoados. Pois com diz a bíblia Ele é o cordeiro perfeito e sem mancha(pecado) alguma.

Além disso, esta leitura inicia dizendo "que o povo que andava nas treva viu uma grande luz", abençoados esta palavra se atualiza para nós hoje, pois muitas vezes somos este povo que anda nas trevas do pecado, do vício, do egoísmo, da inveja e falta de perdão.

Contudo, é o Filhos de Deus que desce à nossa natureza humana para fazer cumprir o projeto de salvação do Pai para nós. Ele não vem nos acusar do pecado, Ele é luz que vem iluminar as trevas, e nós uma vez iluminados por Ele que é perfeito, passamos a ver nossas imperfeições. E mediante isso, temos duas escolhas: continuamos imperfeitos e no pecado ou continuamos imperfeitos, mas buscando a cada dia nos parecermos com Jesus. E você o que você escolhe?

Entenda também, que Jesus teve que passar por duas portas para nos salvar, a porta de entrada no mundo por Maria sua mãe e a porta de saída do mundo pela Cruz. Esta ultima todos nós temos que passar, pois não existe salvação sem cruz e não existe ressurreição sem o padecimento do nosso corpo, por isso, morremos para este mundo e ganhamos o mundo celeste. Você crê nisso?

Jesus já morreu para nos conceder a Salvação, por isso, creia que VOCÊ já esta salvo, no entanto, nossa jornada aqui na Terra é para aceitarmos a salvação ou não! 

Você aceita a salvação de Deus na sua vida? Então de forma concreta, faça o seguinte: se você tiver uma cruz de tamanho médio, se não tiver faça uma com madeiras, de preferência uma cruz sem Jesus nela, em seguida escreva em um papel três pecados seus e três pecados que cometeram contra você. Em seguida cole nesta cruz o papel.

O significado de colar é perdoar a si mesmo e aos outros, além disso, veja que Jesus não esta nesta cruz, isto, porque ele já morreu pelos nossos pecados e já ressuscitou para nos dar esperança para alcançarmos a vida eterna.

Por Amor - Anjos de Resgate

    

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Jejuai e Orai diante do Senhor!

Olá amadas e amados em Cristo Jesus!



Partilharei sobre o Tema: Jejuai e Orai diante do Senhor! E o direcionamento do do Pai para nós é Confiai em mim!

Iniciemos invocando a Santíssima Trindade: Em nome do Pai, em nome do Filho e em nome do Espírito Santo.


Vamos pedir a presença do Espírito Santo cantando:




Oremos para Maria possa apresentar esta postagem a Jesus, para que possamos absorver toda graça que Deus tem para nós a partir dela! Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres ,bendito é o fruto do vosso ventre Jesus, santa Maria mãe de Deus rogai por nós por nós pecadores, agora e na hora de vossa morte amém!



A palavra esta em Neemias 1, 4-9:

"4. Ouvindo tais palavras, sentei-me para chorar e fiquei vários dias desconsolado; jejuei e orei diante do Deus do céu, 5.dizendo: Ah! Senhor, Deus do céu, Deus grande e terrível, vós que permaneceis fiel à vossa aliança e exerceis a misericórdia para com aqueles que vos amam e observam os vossos mandamentos, 6.que vossos ouvidos estejam atentos e vossos olhos se abram para ouvirdes a prece que eu, vosso servo, estou fazendo na vossa presença, de noite e de dia, pelos filhos de Israel, vossos servos, confessando os pecados que nós, os israelitas, cometemos contra vós. Porque eu mesmo e a casa de meu pai temos pecado. 7.Nós vos ofendemos gravemente e não observamos as leis, mandamentos e preceitos que destes a Moisés, vosso servo. 8.Lembrai-vos da palavra que destes ao vosso servo Moisés, dizendo: se transgredirdes meus preceitos, eu vos dispersarei entre as nações; 9.mas, se voltardes a mim, se observardes meus mandamentos e os praticardes, mesmo que estejais deportados às extremidades do céu, eu vos reunirei ali e vos farei retornar ao lugar que escolhi para estabelecer nele a morada de meu nome".

Existem neste trecho quatro palavras importantes: Jejuar, Orar, Confiar e misericórdia!

Esta palavra de Neemias deveria estar na bíblia próxima a Jeremias e Isaías, isto pois, seu contexto de dá após a deportação dos israelitas para Babilônia, nos mostra o regresso deste povo à Jerusalém.

Para nós sendo atualizada, ela nos trás a face misericordiosa de Deus, e o resgate da aliança Dele conosco. A misericórdia é um mover eterno da compaixão do Criador, e ela se tornou corpórea em Jesus. Pois Ele é o pleno cumprimento do amor de Deus.

Além disso, ela nos trás a parte que nós temos e devemos realizar: Jejuar, orar e confiar! Isto porque o Pai  esta fazendo a parte Dele por nós, agora precisamos corresponder a isso.

O jejuar nos leva a desapegarmos das pessoas ou coisas deste mundo. Por que daqui não levaremos nada, contudo, existem pessoas que abrem mão de estar com Deus para se saciar as criações limitadas deste mundo. a oração, nos ajuda a ter intimidade com o Amor(pois Deus é Amor) que nos ama, reconhecermos a grandeza de Deus e dependermos completamente Dele. E o melhor é que não se exige palavras bonitas, mas sim vernáculos que brotam do coração. Tire suas mascaras e se exponha diante do Supremo Amor!

Para fecharmos existe a palavra confiar. Muitas vezes pedimos a Deus com reservas. Parece que desconfiamos Dele. Esta confiança deve ser fortalecida com as palavras jejuar e orar, para que o inimigo NUNCA triunfe sobre os amados do Criador. Amém.

Você deseja experienciar a misericórdia celeste? Então inicie um treinamento para se acostumar a enxerga-la através do jejum, da oração e da confiança inabalável no Eterno Amor!      

Vigiai e Orai - Ítalo Villar

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

ORIGEM DO CERCO DE JERICÓ



ORIGEM DO CERCO DE JERICÓ

Fonte: www.rccbrasil.org.br

Tudo começou na Polônia, quando para obter uma vitória certa, alguns piedosos poloneses organizaram em seu país aquilo a que chamaram de Cerco de Jericó.

O Santo Padre devia ir à Polônia a 8 de maio de 1979, para o 91º aniversário do martírio de santo Estanislau, Bispo de Cracóvia. Em fins de novembro de 1978, 7 (sete) semanas depois do Conclave que havia eleito João Paulo II, a Rainha Vitoriosa do Santo Rosário, Maria Santíssima deu uma mensagem precisa a uma alma privilegiada da Polônia, onde dizia: "Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora, um Congresso do Rosário: 7 dias e 6 noites de rosários consecutivos, diante do Santíssimo Sacramento exposto"

O Cerco de Jericó consiste num incessante "assalto" de rosários, durante 7 dias e 6 noites, rezados diante do SANTÍSSIMO SACRAMENTO exposto.

Por que o Cerco de Jericó?



No Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o rio Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida. Ora, a cidade de Jericó era uma fortaleza inexpugnável. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas.

Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante 6 dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No 7º dia deram 7 voltas. Durante a 7ª volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus as muralhas de Jericó caíram..

As Muralhas - Ministério Amor e Adoração

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

História da Renovação Carismática



O "século da Igreja", como foi muitas vezes definido o século XX, já se iniciará sob o signo de uma necessidade: o desejo da presença criadora e libertadora do Espírito.

Em 9 de maio de 1897, o Papa Leão XIII publicou a Encíclica Divinum Illud Munus, sobre o Espírito Santo, "lamentando que o Espírito Santo fosse pouco conhecido e apreciado, concita o povo a uma devoção ao Espírito".

Passadas algumas décadas e convocado solenemente no dia 25 de dezembro de 1961, através da Constituição Apostólica Humanae Salutis, a vida da Igreja contemporânea ficará profundamente marcada pelo Concílio Vaticano II (1962-1965).

Superando a fase apologética defensiva contra o mundo moderno, teve o Concílio o mérito de recolher e direcionar vozes proféticas do século XIX, que buscaram redescobrir a integridade e o ministério da Igreja, bem como movimentos na primeira metade do século XX, entre eles: Movimento Litúrgico, Movimento Bíblico, Movimento Ecumênico, etc., e que traziam um desejo comum: "renovar a vida da Igreja e dos batizados a partir de um retorno às origens cristãs" .


Para seu promotor, o Papa João XXIII , o Concílio deveria ser uma "abertura de janelas" para que um "ar novo e fresco" renovasse a Igreja. Depois de quatro etapas conciliares, o Papa Paulo VI encerrou o Concílio Ecumênico Vaticano II em uma cerimônia ao ar livre, na Praça de São Pedro, no dia 8 de dezembro de 1965.

Tendo também sido qualificado como o Concílio do Espírito Santo, "O Vaticano II foi um verdadeiro Pentecostes como o mesmo João XXIII havia desejado e ardentemente pedido” e, embora a dimensão carismática jamais deixasse de existir na realidade e na consciência eclesial, sobretudo na Lumen Gentium, em seu primeiro capítulo, o Vaticano II nos torna manifesto esta realidade não como algo secundário, mas como fundamental. Segundo este documento a Igreja é intrinsecamente carismática.

A Renovação Carismática Católica, ou o Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecida, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA).

Em uma carta enviada dois meses após (29 de abril de 1967), a um professor, Monsenhor Iacovantuno, Patti Gallagher, uma das estudantes que participou do retiro, assim relatou o que aconteceu naqueles dias:

Tivemos um Fim de Semana de Estudos nos dias 17-19 de fevereiro. Preparamo-nos para este encontro, lemos os Atos dos Apóstolos e um livrinho intitulado "A Cruz e o Punhal" de autoria de David Wilkerson. Eu fiquei particularmente impressionada pelo conhecimento do poder do Espírito Santo e, pelo vigor e a coragem com que os apóstolos foram capazes de espalhar a Boa Nova, após o Pentecostes.

No sábado à noite, tínhamos programado uma festinha de aniversário para alguns dos colegas, mas as coisas foram simplesmente acontecendo sem alternativa. Fomos sendo conduzidos para a capela, um de cada vez, e recebendo a graça que é denominada de Batismo no Espírito Santo, no Novo Testamento. Isto aconteceu de maneiras diversas para cada uma das pessoas.


Os dons do Espírito já são hoje manifestados – e isto eu posso testemunhar, porque tenho ouvido pessoas orando em línguas, outras praticam curas, discernimento de espíritos, falam com sabedoria e fé extraordinárias, profetizam e interpretam.

Fonte: http://www.rccbrasil.org.br/

Espírito de Amor - Juliana de Paula


segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Finados: Origem Católica




ORIGEM DIA DE FINADOS

fonte:http://www.catolicismoromano.com.br     

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram. É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século I, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.

No século IV, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século V, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.


Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.



quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Dar a vida pelo Evangelho: Os mártires!

Olá amados e amadas em Jesus Cristo, Paz e Bem!

Refletindo neste mês sobre as missões que Deus desperta no mundo vejamos a situações dos Mártires, que foram pessoas que acreditaram na Verdade mostrada por Jesus e pelo seu Santo Evangelho e deram a VIDA por Ele!


O grande imperador Nero Agripa, iniciou a perseguição aos cristãos em 64 D.C. A tirânica fúria desse imperador foi cruel contra os cristãos, “a ponto de — conforme registra Eusébio — encher cidades de cadáveres humanos, mostrando velhos jazendo ao lado de jovens e corpos de mulheres abandonados nus no meio da rua sem respeito algum por seu sexo.” muitos houve entre os cristãos daqueles dias que, vendo as obscenas abominações e a  intolerável crueldade de Nero, julgaram que ele era o anticristo martirizando Pedro e Paulo. O cristianismo era visto como  um empecilho para a figura dos Césares.

Os cristãos do início da Igreja viviam em constantes aflições com a perseguição do governo romano e das pessoas que os acusavam de canibalismo e de orgias secretas (um dos fatos essenciais para o crescimento destas injúrias se dava pela discrição dos cristãos e da participação efetiva somente dos que já tinha sido batizado). 

O primeiro desenho da cruz de Cristo é uma cruz de blasfêmia,onde se vê um homem com mãos erguidas  a uma cruz onde está pregado um homem com cabeça de asno. O fato de não se deixarem influenciar pelo paganismo, não frequentassem as festas romanas, nem aos espetáculos de horror tornaram alvos fáceis de difamação, repúdio e até mesmo assassinato. Com o surgimento dos mártires, os cristãos iam participar do santo Sacrifico nas catacumbas romanas ,onde jaziam os corpos dos santos, daqueles que deram a vida pelo Senhor.

A pregação e a Martyria eram um sinal muito grande de conversão para os pagãos, embora a sua maioria fosse constituída de artesãos, escravos, pescadores e toda a sorte de pessoas de classes baixas, já que os eruditos consideravam o cristianismo como algo de ignorante e sem nenhum sentido (o que mudará um pouco com os apologistas).

A partir de denúncias do povo, instaurou-se o processo de condenação, onde os cristãos eram chamados a prestar culto aos deuses e ao imperador. Se houvesse recusa, poderia haver a condenação à morte.

Infelizmente amados e amadas atualmente não esta muito diferente, leigos, padre, crianças cristãs tem sido martirizadas no México, no Oriente Médio, na África e na Coréia do Norte.

O que a palavra de Deus fala sobre os Mártires? 



O Apocalipse 6, diz assim: 9.Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. 10.E clamavam em alta voz, dizendo: Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra?

Além disso, Completa em Apocalipse 7: 13.Então um dos Anciãos falou comigo e perguntou-me: Esses, que estão revestidos de vestes brancas, quem são e de onde vêm?  14.Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. E ele me disse: Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. 15.Por isso, estão diante do trono de Deus e o servem, dia e noite, no seu templo. Aquele que está sentado no trono os abrigará em sua tenda. Já não terão fome, nem sede, nem o sol ou calor algum os abrasará, 16.porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará às fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos.

Então podemos concluir queridos e queridas as tribulações vem, contudo, junto com elas esta presente Deus e seus maravilhosos cuidados, é nisso que os Mártires acreditam e muito mais que isto, creem no amor imenso do Pai que transcende a vida!

Corações ao alto

  


domingo, 9 de outubro de 2016

Outubro Mês das Missões: História!



O mês de outubro é, para a Igreja Católica em todo o mundo, o período no qual são intensificadas as iniciativas de informação, formação, animação e cooperação em prol da Missão universal. O objetivo é promover e despertar a consciência, a vida e as vocações missionárias, bem como realizar uma Coleta mundial para o sustento de atividades de promoção humana e evangelização nos cinco continentes, sobretudo em países onde os cristãos são ainda uma minoria e as necessidades materiais são mais urgentes.

O Dia Mundial das Missões

Todas essas atividades culminam no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro, este ano, dia 21), que teve origem 90 anos atrás, quando, em 1922, foi eleito Papa o Cardeal Arcebispo de Milão (Itália) Aquiles Ratti, que tomou o nome de Pio XI (1922-1939). Seu ardor missionário era conhecido de todos e esperava-se dele um grande impulso para a Missão. Estimulou a criação de novas Missões e ordenou os primeiros bispos indianos (1923) e chineses (1926).

Logo em 1922, Pio XI constituiu as Pontifícias Obras Missionárias (POM), recomendando-as como instrumentos principais e oficiais da Cooperação Missionária de toda a Igreja. Em 1926, foi proposto ao Papa Pio XI, a instituição em todo o mundo católico de um Dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos, a ser celebrado em um mesmo dia em todas as dioceses, paróquias e instituições do mundo católico. O Papa considerou a iniciativa como “uma inspiração que vem do céu”, aprovando, em 14 de abril de 1926, a celebração anual do Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro.

A Campanha no Brasil

A Campanha Missionária acontece durante o mês de outubro e procura envolver todos os cristãos, com os grupos e as comunidades, nas Dioceses e Regionais. É um tempo propício, para refletir sobre a nossa responsabilidade com a missão universal. Assim o tema proposto, “Brasil missionário, partilha tua fé”, quer motivar e valorizar o que já fazemos e o quanto precisamos avançar.


É nosso compromisso viver a solidariedade, a partilha e a ajuda mútua em todas as partes do mundo, seja na oração, no testemunho e na generosidade com a oferta. Precisamos responder ao mandato de Jesus: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 19-20).

Site: http://www.pom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1433:-outubro-mes-missionario&catid=39:artigos&Itemid=65

No Peito eu levo uma Cruz

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Igreja Missionária: Ordens Religiosas Católicas


As Ordens Religiosas Católicas

A maioria das ordens e congregações religiosas católicas surgiu nos primeiros séculos da Era Cristã. São diversas organizações de homens e mulheres, leigos e clérigos consagrados e dedicados às mais diferentes atividades pastorais e religiosas.

É uso corrente na Igreja Católica a por a sigla da ordem ou congregação religiosa logo após o nome do religioso ou da religiosa. Estas letras são, em geral, as iniciais da designação latina da organização.


A.A.   Congregação dos Agostinianos da Assunção; Pia Sociedade dos Padres da Assunção; Assuncionistas   /   A.C.I.  Escravas do Sagrado Coração de Jesus  /A.D.  Servas do Senhor; Congregação das Servas Pobres de Jesus Cristo, de Dernbach / B.S.  Basilianos Melquitas de São Salvador /C.A.S.H.  Clérigos Apostólicos de São Jerônimo; Jesuítas /C.B.  Irmãos das Escolas Cristãs da Irlanda / C.C.V.I.  Congregação da Caridade do Verbo Encarnado / C.D.C.   Congregação dos Padres Seculares da Doutrina Cristã; Doutrinários; Congregação da Doutrina Cristã /C.F.V.  Congregação dos Religiosos de São Vicente de Paulo; Congregação dos Irmãos de São Vicente de Paulo /C.F.X.  Congregação dos Irmãos de São


Francisco Xavier /C.F.S.  Congregação da Fraternidade Sacerdotal  /C.I.C.M.  Congregação do Imaculado Coração de Maria; Missionários de Scheut  /C.I.I.C. Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição / /C.J.M  Congregação de Jesus e de Maria; Eudistas

C.M.  Congregação da Missão; Lazaristas; Vicentinos /C.M.I.  Congregação dos Carmelitas de Maria Imaculada/ C.M.S.F. Congregação Missionária de São Francisco de Assis; Irmãos Missionários de São Francisco de Assis /  C.P.  Congregação da Santíssima Cruz e Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo; Passionistas; Clérigos Descalços da Santíssima Cruz e Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo; Congregação da Paixão de Jesus Cristo / C.P.O.  Congregação dos Operários Pios; Calasantinos /C.P.P.S.  Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue /C.P.P.S. Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue; Missionários do Preciosíssimo Sangue / C.R. Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo; Ressurreicionistas

C.R.S.A.  Confederação dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho/  C.Ss.R.  Congregação do Santíssimo Redentor; Redentoristas/ E.P.  Arautos do Evangelho / F.M.S. Instituto dos Irmãos Maristas das Escolas; Irmãos Maristas; Irmãozinhos de Maria; Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria; Maristas / F.S.E. Irmãs Franciscanas da Eucaristia 


/  M.C.  Congregação Diocesana de Calcutá/ M.C.C.J. Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus; Combonianos.



Apenas fazendo a menção a rica história de nossa Igreja Católica Apostólica Romana produziu outras ordens que não serão colocadas aqui, mas busque se informar sobre elas se bateu aquela curiosidade. Neste site: http://www.amoranossasenhora.com.br/lista-de-ordens-e-congregacoes-religiosas-catolicas-com-as-siglas/

Viver pra mim é Cristo