QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Dar a vida pelo Evangelho: Os mártires!

Olá amados e amadas em Jesus Cristo, Paz e Bem!

Refletindo neste mês sobre as missões que Deus desperta no mundo vejamos a situações dos Mártires, que foram pessoas que acreditaram na Verdade mostrada por Jesus e pelo seu Santo Evangelho e deram a VIDA por Ele!


O grande imperador Nero Agripa, iniciou a perseguição aos cristãos em 64 D.C. A tirânica fúria desse imperador foi cruel contra os cristãos, “a ponto de — conforme registra Eusébio — encher cidades de cadáveres humanos, mostrando velhos jazendo ao lado de jovens e corpos de mulheres abandonados nus no meio da rua sem respeito algum por seu sexo.” muitos houve entre os cristãos daqueles dias que, vendo as obscenas abominações e a  intolerável crueldade de Nero, julgaram que ele era o anticristo martirizando Pedro e Paulo. O cristianismo era visto como  um empecilho para a figura dos Césares.

Os cristãos do início da Igreja viviam em constantes aflições com a perseguição do governo romano e das pessoas que os acusavam de canibalismo e de orgias secretas (um dos fatos essenciais para o crescimento destas injúrias se dava pela discrição dos cristãos e da participação efetiva somente dos que já tinha sido batizado). 

O primeiro desenho da cruz de Cristo é uma cruz de blasfêmia,onde se vê um homem com mãos erguidas  a uma cruz onde está pregado um homem com cabeça de asno. O fato de não se deixarem influenciar pelo paganismo, não frequentassem as festas romanas, nem aos espetáculos de horror tornaram alvos fáceis de difamação, repúdio e até mesmo assassinato. Com o surgimento dos mártires, os cristãos iam participar do santo Sacrifico nas catacumbas romanas ,onde jaziam os corpos dos santos, daqueles que deram a vida pelo Senhor.

A pregação e a Martyria eram um sinal muito grande de conversão para os pagãos, embora a sua maioria fosse constituída de artesãos, escravos, pescadores e toda a sorte de pessoas de classes baixas, já que os eruditos consideravam o cristianismo como algo de ignorante e sem nenhum sentido (o que mudará um pouco com os apologistas).

A partir de denúncias do povo, instaurou-se o processo de condenação, onde os cristãos eram chamados a prestar culto aos deuses e ao imperador. Se houvesse recusa, poderia haver a condenação à morte.

Infelizmente amados e amadas atualmente não esta muito diferente, leigos, padre, crianças cristãs tem sido martirizadas no México, no Oriente Médio, na África e na Coréia do Norte.

O que a palavra de Deus fala sobre os Mártires? 



O Apocalipse 6, diz assim: 9.Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. 10.E clamavam em alta voz, dizendo: Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra?

Além disso, Completa em Apocalipse 7: 13.Então um dos Anciãos falou comigo e perguntou-me: Esses, que estão revestidos de vestes brancas, quem são e de onde vêm?  14.Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. E ele me disse: Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro. 15.Por isso, estão diante do trono de Deus e o servem, dia e noite, no seu templo. Aquele que está sentado no trono os abrigará em sua tenda. Já não terão fome, nem sede, nem o sol ou calor algum os abrasará, 16.porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará às fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos.

Então podemos concluir queridos e queridas as tribulações vem, contudo, junto com elas esta presente Deus e seus maravilhosos cuidados, é nisso que os Mártires acreditam e muito mais que isto, creem no amor imenso do Pai que transcende a vida!

Corações ao alto

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos crescer na fé amados de Cristo!!