QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Os Pilares da fé Católica

Olá irmãos e irmãs, Paz e Bem!

Oremos: Que o Espírito Santo do Senhor, motor da Igreja, nos inspire nesta postagem a acreditar e a entender estas verdades de Fé, em Nome do Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém.



Fonte: proecclesiacatholica

Hoje vamos falar de uma forma catequética e simples sobres as bases ou pilares da fé católica, VOCÊ sobre a fé passada pelos apóstolos, mártires, e santos e santas? Não! Dentre neste Templo da Fé chamado Igreja Católica Apostólica Romana.

Primeira coisa a ser dita é que fé Católica tem por Pedra Base a fé em Jesus Cristo Filho único de Deus, a partir Dele que será possível criar os Pilares da nossa fé.

Tomemos a palavra que justifica TUDO que será dito a seguir:João 20, 19-23

"19.Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: A paz esteja convosco! 20.Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor. 21.Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. 22.Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23.Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos."

Com esta passagem podemos iniciar esta postagem trazendo que os Pilares da Fé católica são: as Sagradas Escrituras, Sagrada Tradição e Sagrado Magistério. Nesta palavra de João temos a fé viva nas palavras de Jesus Cristo, temos o colégio apostólico simbolizado pelos primeiros apóstolos e a tradição que o próprio Cristo nos mandou fazer quando disse: "Eu vos envio a vós[...] Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados..."

Para entendermos a fé nas Sagradas Escrituras precisamos diferenciar Bíblia Sagrada de Palavra de Deus, isto porque, Jesus Cristo é o verbo de Deus ou seja é a palavra de Deus, contudo, a bíblia sagrada é composta por vários livros em que nem todos falarão do Filho Unigênito. E para que se existisse TODOS os 73 livros da bíblia Católica precisaram ocorrer séculos e séculos de reuniões dos Colégios Apostólicos vindo após a geração de Pedro.

É dai que vem a importância da Sagrada Tradição e do Sagrado Magistério, pela Sagrada Tradição foram sendo definidos os livros que comporiam a bíblia sagrada. Foi preciso vencer terríveis heresias que procuraram retirar vários livros sagrados, como Martim Lutéro acabou fazendo depois. Sagrada tradição declarou como sagrados TODOS os livros atuais da Bíblia Católica e retiraram os Livro ditos apóclifos(sem a inspiração do Espírito Santo).

E qua a importância do Sagrado Magistério? Para interpretar sem cometer anacronismos(interpretações fora do tempo), fundamentalismos ou interpretações pífias da Sagrada Escritura. Foi iniciado com o Primeiro Papa que foi Pedro(nomeado por Jesus em Mateus 16:18) e com seus apóstolos. Este Sagrado Magistérios produz compêndios, encíclicas e orientações ao povo de Deus que se reune a cada missa entorno da mesa da Eucaristia e da mesa da Sagrada Escritura.

Em resumo a fé Católica acredita que Deus enviou seu Filho único para salvar o mundo, este mesmo Filho se foi para junto de Deus, mas voltará na sua segunda Vinda, mas antes de ir, instituiu o Colégio Apostólico sob a liderança do Apóstolo Pedro, além disso, enviou o Espírito Santo para dirigir a Santa Madre Igreja Católica tendo como base: a Sagrada Escritura, Sagrada Tradição e Sagrado Magistério. Amém!

Sou feliz por ser CATÓLICO - pe. Joãozinho,SCj


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos crescer na fé amados de Cristo!!