QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

sábado, 23 de novembro de 2013

Pregação: O Homem Sábio teme ao Senhor!

Bom dia amados e amadas!

Deus seja louvado! 

Hoje vou partilhar com vocês mais uma pregação, coloque a mão em seu coração e ore assim: Meu Deus, meu querido Deus peço ao Senhor que me conduza nesta leitura e vivencia da sua Palavra. Que teu Espírito Santo possa me ungir para entender esta pregação, e que ela seja a ponte para que eu chegue até a tua sabedoria!

O tema desta pregação é: O homem e mulher sábios temem a Deus

E o sentimento que conduz esta pregação é: O temor ao Senhor nos conduz a raiz da Sabedoria!

Sou Alessandro, casado e pai e participo do Grupo de Oração Discípulos de Jesus!

Vamos invocar o Espírito Santo prometido por Jesus Cristo:

Vinde Espírito Santo



Refletiremos a palavra que está em Eclesiástico 1, 1-18:

1. Toda a sabedoria vem do Senhor Deus, ela sempre esteve com ele. Ela existe antes de todos os séculos.
2. Quem pode contar os grãos de areia do mar, as gotas de chuva, os dias do tempo? Quem pode medir a altura do céu, a extensão da terra, a profundidade do abismo?
3. Quem pode penetrar a sabedoria divina, anterior a tudo?
4. A sabedoria foi criada antes de todas as coisas, a inteligência prudente existe antes dos séculos!
5. O verbo de Deus nos céus é fonte de sabedoria, seus caminhos são os mandamentos eternos.
6. A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Quem pode discernir os seus artifícios?
7. A quem foi mostrada e revelada a ciência da sabedoria? Quem pode compreender a multiplicidade de seus caminhos?
8. Somente o Altíssimo, criador onipotente, rei poderoso e infinitamente temível, Deus dominador, sentado no seu trono;
9. foi ele quem a criou no Espírito Santo, quem a viu, numerada e medida;
10. ele a espargiu em todas as suas obras, sobre toda a carne, à medida que a repartiu, e deu-a àqueles que a amavam.
11. O temor do Senhor é uma glória, um motivo de glória, uma fonte de alegria, uma coroa de regozijo.
12. O temor do Senhor alegra o coração. Ele nos dá alegria, regozijo e longa vida.
13. Quem teme o Senhor sentir-se-á bem no instante derradeiro, no dia da morte será abençoado.
14. O amor de Deus é uma sabedoria digna de ser honrada.
15. Aqueles a quem ela se mostra, amam-na logo que a vêem, logo que reconhecem os prodígios que realiza.
16. O temor do Senhor é o início da sabedoria. Ela foi criada com os homens fiéis no seio de sua mãe, ela caminha com as mulheres de escol, vemo-la na companhia dos justos e dos fiéis.
17. O temor ao Senhor é a religião da ciência.
18. Essa religião guarda e santifica o coração; ela lhe traz satisfação e alegria.

Motivação: Amados e amadas que o Temor ao Senhor enfraqueça nosso orgulho e vaidade, e nos abra ao que ELE quer.

   Qual é a diferença entre a Sabedoria de Deus e a do Homem?

A inteligência e a sabedoria do Homem esbarram na falta de perdão, na misericórdia, na falta de compreensão e na falta de amor incondicional. Só em Deus que podemos tocar no sobrenatural e conseguir parte da sabedoria que vem Dele.

Já a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) é infinitamente bondosa, misericordiosa e amou o ser humano na criação e continua a nos amar sem mesmo merecermos.

Como falado antes, nós podemos tocar na sabedoria do Pai, isto é possível mediante ao Temor a ELE, ou seja, reconhecer a Deus como princípio e fim da sabedoria, fazendo isso, vamos nos liberando ao perdão e ao amor incondicional.

   Como buscamos a sabedoria do Pai?

Podemos buscar esta sabedoria tendo Intimidade com a Bíblia e os mandamentos, isto é nos aproximar da carta de amor de Deus ao homem e das regras de amor a ELE e ao Irmão. Aprendermos a estar próximos dos sinais desta sabedoria: a igreja, seu dom da vida, respeitar a criação (seja ela animal, planta ou meio ambiente) e a vida do outro.

Somado a isso, não podemos buscar este dom de Deus, que é a sua sabedoria, sozinhos devemos ir ao encontro do irmão acolhermos esta pessoa que Deus nos mostra as vezes ferida e machucada e que precisa apenas do nosso abraço e de se sentir um filho ou uma filha do Pai.

Também buscamos esta sabedoria confiando plenamente no Criador, pois Deus enxerga além do pecado e nos ama do jeito que eu sou e estou! Deus foi capaz de entregar seu filho amado para morrer por mim e por você. Mas nós sabemos que este Jesus não ficou preso à morte, ele ressuscitou! Contudo, se preciso fosse Ele faria novamente, isto porque Ele só não pode deixar de me amar e te amar

Testemunho

Eu sou professor de História e tive a graça de dar aula este ano para uma turma de 7ª série, e durante o período em que estive como regente da turma, tinha uma aluna que aprontava e não fazia atividade nenhuma, e por mais que a escola chama-se a mãe dela, esta menina não mudava seu comportamento.

Contudo, quando eu estava para deixar a regência da turma, pois a professora titular voltaria, e o Senhor me deu a graça de poder tocar em sua sabedoria e entender que aquela menina precisava de acolhimento e compreensão. 

Foi então, que a chamei para conversar ela revelou coisas da sua vida e entendi que ela estava depressiva e por isso, ela não reagia às intervenções da escola. 

Acabei instruindo ela acerca de algumas coisas que ela poderia fazer. Uma delas era buscar não acumular problemas, e já que ela tinha muitos problemas em casa, ela poderia deixar de ter problemas na Escola, e, além disso, pedi que ela escrevesse uma carta contando os problemas que ela tinha, e se possuísse confiança em mim, poderiam deixar a carta comigo. Pela graça do Pai pude ler a carta e encaminha-la para a pedagoga da Escola.

Viram amados Deus nos ama do jeito que nós estamos! E nos trata com carinho. Amém!

MúsicaEscutem esta música do Padre Fábio de Melo e façam dela a sua oração!

DEUS é capaz Pe Fabio de Mello





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos crescer na fé amados de Cristo!!