QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

A sagrada Família zela pelos pobres!

A sagrada família de Nazaré 
esta com os pobres!


Porque podemos afirmar isto?

Podemos devido aos registros na biblia Sagrada, os Pobres se importam com os Pobres! Os Exciuídos se importam com os Excluídos! Pela graça de Deus tive a oportunidade de estudar a bíblia com o professor João Claúdio Rufino, foi bom demais! 

Aprender mais sobre os significados escondidos nas palavras dos autores sagrados abre a nossa mente para que possamos interpretar os passos que Jesus deu aqui na Terra


E nos permite compreender porque Ele, sendo Deus estava no meio, caminhava e se compadecia dos pobres, aqueles e aqueles excluídos pelos doutores da Lei eram preferidos pelo Cristo de Deus!

Diz a biblia:

"Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. 17.Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, esco­lheu a passagem onde está escrito (61,1s):* 18.O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a Boa-Nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, 19.para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor. 20.E, enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21.Ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir”."

São Lucas, 4 - Bíblia Católica Online

Segundo o professor João Claudio Rufino, o vilarejo de Nazaré era um reduto de pobres, tanto que buscando em fontes históricas existe uma pequena narração sobre ela, na qual, o governador da época foi chamado a dissernir acerca de um furto ocorrido. E os dois ladrões eram Nazarenos.

A fonte histórica descreve os ladrões como mautrapilhos, haviam furtado porque estava quase mortos de fome, e o governador manda solta-los e dar a eles comida. 

Com isto, entedemos porque Natanael no Evangelho de São João ao saber que Jesus era Nazareno, diz: "Pode alguma coisa boa vir de Nazaré?" Portanto, o que tiramos históricamente e espiritualmente disto? 

Jesus o mestre, o justo, o rosto misericordioso do Pai nasceu, foi criado e morreu na pobreza! E o que isto nos diz da SUA MISSÃO? Como a própria palavra de Lucas ELE foi enviado para anunciar a Boa Nova, o Evangelho, ou seja, anunciar ELE MESMO aos pobres

A partir disto, o que José e Maria o que poderiam ter ensinado a Jesus? Isto mesmo! Eles ensinaram Ao Filho de Deus a ter COMPAIXÃO PELOS MAIS POBRES!

José é identificado pelas pessoas que escutam Jesus proclamar o evangelho citado acima, como o humilde carpinteiro de Nazaré!  No Magnificat proclamado por Maria podemos observar pistas deste FUTURO ensinamento onde ela diz:
"Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. 52.Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. 53.Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. "(São Lucas, 1 - Bíblia Católica Online)


Portanto, os ensinamentos, o caminhar e as atitudes de Jesus para com os mais pobres são a confluência da missão divina e dos ensinamentos familiares confiados a ELE!

Oremos: Sagrada família de Nazaré, Jesus  Maria e José, intercedam por nossa família e pelas pessoas mais pobres deste país e do mundo! Amém! 

CANTO DE MARIA- PADRE MARCELO ROSSI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos crescer na fé amados de Cristo!!