QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Não vim chamar os justos, mais os pecadores!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Você que resolveu entrar neste blog é convidado a ler esta postagem e buscar um encontro pessoal com Deus!

Através do tema: "Não vim chamar os justos, mas os pecadores", Jesus o Filho de Deus quer te trazer para perto do Pai das misericórdias. Quer sobre tudo, desfazer a mentira que o encardido conta dizendo que Você não tem mais jeito! 

E o sentimento que conduz esta partilha é que o coração aberto é a casa de acolhimento a Deus, fonte de bondade e amor! Portanto, coloque a mão em seu coração e ore dizendo: "Meu Deus eu te amo e abro as portas do meu coração a Ti, venha com seu Espírito Santo e faça morada em mim!" E cante esta canção fazendo dela sua oração:

Livre acesso Eliana Ribeiro



Vejamos o que a palavra de Deus tem anos dizer: Mateus 9, 10-13

10. Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos.
11. Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: "Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?"
12. Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes.
13. Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores."

Começaremos analisando o versículo 10, Jesus se cerca de pessoas pecadoras e que são mal vistas pela sociedade da época, isto é para deixar bem claro que Ele não se preocupa com o seu passado ou com o seu futuro, ele se importa com a sua disposição agora para escuta-lo, aceite o amor imenso de Deus descido do céu que atende pelo no nome de Jesus!

No entanto, no verso 11 vemos que o mundo olha com desprezo para os miseráveis, os caídos por causa dos vícios e dependências e os julga tirando-lhes a dignidade de Filhos amados cujo o Pai acolhe com carinho, sempre e quantas vezes você retornar para Ele. Mesmo na lama do pecado o criador nos vê como filhos queridos.

Contudo, Jesus esta ai para tirar as máscaras, arrebentar as correntes do ódio e da inveja, restituir o brilho da criação, que vai dizer Jeremias: "Tú ó Senhor de teceste com sua mão", amados e amadas que riqueza, quando você estava sendo gerado ou gerada o Pai ajudou a te formar! No verso 12, Jesus vem chamar para perto Dele todo aquele que aceita suas palavra divinas. E você esta disposto a aceitar as palavra do nosso Senhor e salvador?

O amor infinito do Pai te encontra hoje e lhe diz: não vim chamar os justo, mas os pecadores! Imagine que você esta com Jesus na sua frente e Ele lhe fala estas palavras, sinta-se acolhido ou acolhida novamente por Deus. Deus te ama! Amém!

Ministério Adoração e Vida - Abraço de Pai


  

sábado, 15 de agosto de 2015

DEUS crer precisar de NÓS!

Ola amados e amadas de Jesus Cristo! Paz e bem!

Iremos refletir sobre o tema "DEUS quer precisar de NÓS!" 



Peçamos a Deus que nos oriente pela força do Espírito Santo o que será partilhado e que também o seu coração esteja aberto ao Batismo do Espírito Santo. Escute e ore a seguinte música: 


Água Viva - Flavinho

Que sejamos nós como a água que sacia a sede, as vezes é calma e mansa, segue o curso do rio e deságua no oceano, também quando a água é demais pode provocar profundas mudanças e alterações. Deixemos nos guiar pela água viva do Espírito Santo de Deus. Amém.  

Deus nos leva hoje a refletir sobre as pessoas que estão conosco em comunidade, as vezes são pessoas de cabeça dura, as vezes são pessoas abertas e prontas para servir a Deus, em outros momentos encontramos pessoas fechadas, rudes e respeitosas. Para Deus isto não importa, Ele quer precisar de toda elas para levar a sua palavra viva!

E para isto, chama hoje a mim e a você! 

Vejamos como Deus nos chama através do Evangelho de Mateus 10, 1-8; 

1. Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade. 2. Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. 3. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. 4. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor. 5. Estes são os Doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções: Não ireis ao meio dos gentios nem entrareis em Samaria; 6. ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel. 7. Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo. 8. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!

Vamos analisar esta palavra:
  1. Perceba que dentre os apóstolos escolhidos estavam Pedro que irá negar Jesus 3 vezes, Judas o traidor, os filhos de Zebedeu que eram chamados de filhos do trovão, por terem temperamentos complicados e Mateus o cobrador de impostos.
  2. Deus concedeu poder a todos sem distinção, porque para todo aquele que abre o coração para a ação do Pai, é o suficiente para Ele realizar o extraordinário.
  3. Todo aquele que ouve a palavra de Deus é chamado a proclamar a palavra e a sair em missão.
  4. Pois o mundo esta sedento, procura esperanças e palavras de conforto para a tranquilizar o coração.
  5. Somos chamados a sairmos de nós mesmos e a trabalharmos juntos em Nome de Jesus e por causa Dele, por isso, devemos superar as diferenças e buscarmos a comunhão com a Santíssima Trindade e os irmãos e irmãs de comunidade. 

Afinal o que Deus quer? 


Ele deseja que o mundo seja impactado pelo Evangelho do Amor e da Paz, deseja também lapidar e preparar pessoas para serem anunciadoras da sua palavra, deseja que o mundo veja o que Ele é capaz de fazer com um coração tomado pela sua misericórdia.

Por isso, vem falar desperta tudo que dormes, não fique na superficialidade, se aprofunde na palavra, na fé e na tradição da Igreja. Não pare nos limites do seu irmão ou da sua irmã de missão, pois ele ou ela é pecador(a) como você!

Não julgue para não ser alvo do julgamento celeste!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para SEMPRE seja louvado!


CONHEÇO UM CORAÇÃO Padre Joãozinho


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A Família plenamente viva!





De 9 a 16 de agosto a Igreja Católica realiza em todo o Brasil a Semana Nacional da Família. O tema deste ano é "O amor é a nossa missão: a Família plenamente viva". Esse tema foi inspirado nas palavras de um santo dos primeiros séculos da Igreja: Santo Irineu. Ele afirmou que a "glória de Deus é o homem plenamente vivo". "Ele expressa e manifesta o desejo inscrito no coração da grande maioria de homens e mulheres sobre a face da terra que não sabe viver sem o amor: o amor que é compromisso com o outro, em especial entre um homem e uma mulher, e aberto a acolher novas vidas".

E ao cremos no amor como nossa missão, e que esta missão é o meio de sermos completamente vivos e alcançarmos a realidade para a qual fomos criados. Acreditamos que este amor deve ser ensinado, compartilhado e comunicado na família e por ela; que é a igreja doméstica. Cremos que a família compartilha a missão de toda a Igreja, porque as famílias constituem o fundamento para todas as outras formas de comunidade. As famílias são igrejas domésticas, lugares no quais os pais auxiliam os filhos a descobrirem que Deus os ama e tem um plano para a vida de cada um.
 
Para sermos uma família plenamente viva, precisamos entender que todo amor dá frutos.  E que embora nem todos tenham sido chamados ao matrimônio ainda assim podemos ser uma família viva. Afinal nem todos são chamados ao matrimônio. Mas toda vida é destinada a ser fecunda. Toda vida tem o poder e a necessidade de nutrir nova vida – se não for por meio da geração e criação de filhos, então por outros meios vitais de doação, de realização de obras e de serviço. Assim a Igreja é uma família com diferentes vocações, cada uma distinta, mas cada uma necessita das outras e se apoiam mutuamente.

Amados e como diz o Padre Renato Criste da Paróquia São Pedro de Jacaraípe: não existe família Ideal, existe família Real!

Anjos de Resgate - Tua família




sábado, 1 de agosto de 2015

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações




Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja.

Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi …” (Jo 15,16)

Instituído na 19ª Assembléia Geral da CNBB em 1981, o Mês Vocacional tem como objetivos conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional. Presente na maioria das paróquias, a Pastoral Vocacional tem buscado celebrar este mês com animação e criatividade tendo sempre por fim suscitar novas vocações.
Durante o mês cada domingo é reservado para a reflexão e celebração de uma determinada vocação

Primeiro Domingo – Vocações Sacerdotais – Dia do Padre 


O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro daquela comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.

Segundo Domingo – Vocação Familiar – Dia dos Pais



Neste  domingo  celebramos a  vocação  da família na pessoa do pai.   Em  tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade  como  um  todo. A família  é chamada por  Deus a ser  testemunha  do amor e da fraternidade, colaboradora da obra da Criação
.
O Pai na família é fundamental. Seu papel de educador, em colaboração com a mãe, é um dos pilares da unidade e bem estar familiar cujos frutos são filhos bem formados e conscientes do que significa ser cristão e cidadão. O pai é representante legítimo de Deus perante os filhos e é sua missão conduzi-los nos caminhos de Cristo, da verdade, da justiça e da paz. Cabe aos pais que o amor, compaixão e harmonia reinem no lar.

Terceiro Domingo – Vocações Religiosas – Dia da Vida Religiosa



No terceiro domingo do mês vocacional, a Igreja lembra dos religiosos. Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos vivos do Evangelho.

Perseverantes, os religiosos estão a serviço do Povo de Deus por meio da oração, das missões, da educação e das obras de caridade. Com sua vida consagrada, eles demonstram que a vida evangélica é plenamente possível de ser vivida, mesmo em mundo excessivamente material e consumista. São sinais do amor de Deus e da entrega que o homem é capaz de fazer ao Senhor.

Quarto Domingo – Vocações Leigas – Dia dos Ministérios Leigos



Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.

Ser leigo atuante é ter  consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino contribuindo para a  caminhada  e  o  crescimento  das comunidades rumo a Pátria Celeste.. Assumir  esta vocação  é doar-se  pelo Evangelho  e  estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção.

Dia do Catequista


Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.



fonte: www.catequistalucimar.blogspot.com.br