QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Oração ou luta por causas sociais? Como praticar a religião Católica?

Amados e amadas em Jesus Cristo nosso Senhor, Paz e Bem!

Hoje gostaria de repercutir um tema polêmico na Igreja Católica que é: 

Oração ou luta por causas sociais? Como praticar a religião Católica? 










Por que este tema foi escolhido? 

Primeiro faz parte do cotidiano da religiosidade católica e segundo em um tempo onde as mídias televisivas e da internet estão voltadas para as atitudes da Igreja Católica.

Abençoados e abençoadas quero pontuar algumas situações como: qual religião nós professamos a católica dividida ou a católica unida por Jesus Cristo?



Nós somos uma religião de mais de 2000 anos e isto é possível pela ação do Espírito Santo e pelas pessoas que comungavam através dos tempos com as atitudes de Jesus Cristo, fundamentação da nossa religiosidade.

As pessoas que defendem as lutas sociais se baseiam, principalmente, no que diz no Livro de Tiago onde é relatado que a fé sem obras é morta, e as pessoas que defendem a oração se baseiam nas posturas de Paulo na defesa do evangelho. Qual é o mais correto?

Na verdade não há uma resposta pronta, isto porque nas duas formas de professar a fé cristã romana Jesus esta sendo elevado e proclamado. Contudo, é importante fazermos algumas ponderações:
  1. A oraçãoela é o fundamento do Cristianismo, através dela somos impulsionados a buscarmos conhecer a nossa religiosidade, por exemplo, o movimento da Renovação Carismática Católica e as novas comunidades de vida e aliança estão contribuindo com esta aprofundamento resgatando práticas como: jejum, leitura orante e confissão. Além disso, em uma sociedade doente onde a depressão e as tristezas da alma a dominam é preciso resgatar as posturas de Jesus que procuravam resgatar a dignidade dos filhos de Deus.
  2. As lutas sociais: esta é a motivação da vida da Cristo ao mundo, pois Ele veio proclamar que o reino de Deus é para os pobres e excluídos, onde há a injustiça o evangelho deve estar ai. As pastorais e obras sociais da Igreja católica fazem parte do projeto de acolhimento de Deus a todos sem distinção. Somado a isso, são nas Comunidades Eclesiais de Base onde a nossa fé se inicia, onde a pessoa tem a primeira catequese.

Contudo, queridos e queridas as duas formas religiosas fazem parte da postura da trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), no antigo e no novo testamento Deus quer de nós postura de oração e postura para lutas contra os desmandos e exclusões.


Por isso, temos que seguir o Exemplo do Filho de Deus que reunia em si as duas posturas onde não menosprezava a oração e esta pronto para denunciar as injustiças do seu tempo! Amém!         



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos crescer na fé amados de Cristo!!