QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Crer nas Promessas de Deus!

Olá Amados e Amadas de Jesus Cristo, Paz e Bem!

Hoje no ultimo dia do ano de 2013 gostaria de compartilhar mais uma postagem, e que Deus abençoe o ano de 2014!



Tema: Crer nas Promessas de Deus

Sentimento: Em Deus existe Esperança

Oração:
Vinde Espírito Santo enchei os corações de vossos fiéis e ascendei neles o fogo do Vosso amor; enviai Senhor o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos:
Ó DEUS que instruístes os corações de Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Isso Vos pedimos ó Pai em Nome de Jesus Cristo Vosso Filho nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Amém.

Palavra: Jeremias 33, 1-6


1.
Pela segunda vez, enquanto Jeremias ainda estava detido no átrio da prisão, foi-lhe dirigida a palavra do Senhor nestes termos:

2.
Eis o que diz o Senhor que criou (a terra), que a modelou e consolidou e cujo nome é Javé:

3.
invoca-me, e te responderei, revelando-te grandes coisas misteriosas que ignoras.

4.
Portanto, eis o que diz o Senhor, Deus de Israel, a propósito das casas da cidade e dos palácios dos reis de Judá que foram demolidos para dar lugar às fortificações e às armas dos caldeus,

5.
vindos para combater, e para enchê-las de cadáveres dos homens que firo em minha cólera, e por cuja malícia desviei minha face dessa cidade.

6.
Vou pensar-lhes as feridas e curá-las, e proporcionar-lhes abundância de felicidade e segurança.


Nunca duvide de Deus!

E porque inicio esta partilha com esta afirmação? Começo com ela pois, nos traz a lembrança os momentos que não foram tão bons neste ano, no entanto, Deus estava conosco. Comigo e com você!

Neste ano passei pelo problema do desemprego, estou a quase três meses sem trabalho, contudo posso dizer: " até aqui o Senhor Deus nos ajudou"! Isto porque eu creio na oração de Abraão próximo do sacrifício de seu filho Isaac, conde ele falava: "Deus proverá..."

Temos que Crer em Deus contra tudo e contra todos! Porque só assim podemos nos levantar após as quedas da vida, digo isto também as vítimas das Chuvas no Espírito Santo e Minas Gerais. Só Deus pode transformar algo ruim em outra coisas infinitamente melhor!

Este é o sentimento que devemos ter para o ano que se inicia, pois só em Deus Pai, Filho e Espírito Santo podemos ter esperança! Amém!

Eliana Ribeiro - "Espera no Senhor"



  

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Feliz Ano Novo! Deus Te abençoe!

Seja cheio do Espírito Santo! 

Feliz Ano Novo! 







Eugênio Jorge!



domingo, 22 de dezembro de 2013

O Natal e seus símbolos: Vem Senhor Jesus!

O Natal e Seus Símbolos


Conheça melhor a grandeza dos significados dos símbolos do Natal:

Árvore de Natal: 

No mundo, milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore. A árvore,
símbolo da vida, é uma tradição mais antiga do que o próprio Cristianismo, e não é exclusiva de uma só religião.
O costume de ornamentar a árvore pode ter surgido do hábito que os druidas tinham de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste mesmo dia do ano. A primeira referência a uma " Árvore de Natal" é do século XVI. Na Alemanha, famílias ricas e pobres decoravam árvores com papel colorido, frutas e doces. Esta tradição se espalhou pela Europa e chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores alemães. Logo, a árvore de Natal passou a ser popular em todo mundo.

Pinheiro

É a única árvore que não perde suas folhas durante o ano todo. Permanece sempre viva e verde. 
Foi usado pela primeira vez pela rainha da Inglaterra Elizabete e por ocasião do dia 25 de Dezembro , quando oferecia uma grande festa e recebia muitos presentes .
 

Não podendo recebê-los todos pessoalmente pediu que fossem depositados em baixo de uma árvore no jardim.

Origina-se daí, igualmente, o costume depositar os presentes em baixo da árvore.
 

Árvore verde também trás a esperança , a alegria e a vida nova . 


O verde constante do pinheiro, a vida permanente e plena que Jesus Cristo aparece.

Bolas coloridas que enfeitam as árvores.

Simbolizam os frutos da "árvore vida" ou seja, Jesus Cristo. 

O Presépio:

Um dos símbolos mais comuns no Natal dos países católicos é a reprodução do cenário onde Jesus Cristo nasceu: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus.


O costume de montar presépios surgiu com São Francisco de Assis, que pediu a um homem chamado Giovanni Villita que criasse o primeiro presépio para visualizar, sensibilizar, facilitar a meditação da mensagem evangélica, do, conteúdo, do mistério de Jesus Cristo que nasce na pobreza, na simplicidade. 

São Francisco, então, celebrou uma missa em frente deste presépio, inspirando devoção a todos que o assistiam.

Papai Noel:

Ele foi inspirado no bispo Nicolau, que viveu e pontificou na cidade de Myra, Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos.



Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo. Nos Estados Unidos, a tradição do velhinho de barba comprida e roupas vermelhas que anda num trenó puxado por renas ganhou força.A figura do Papai Noel que conhecemos hoje foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper's Weeklys, em 1881. 

O cartão de Natal:

A prática de enviar cartões de Natal surgiu na Inglaterra no ano de 1843. Em 1849 os primeiros cartões populares de Natal começaram a ser vendidos por um artista inglês chamado William Egly.
Independentemente da sofisticação, beleza e simplicidade, os cartões são símbolos do inter-relacionamento do homem. O ser humano é comunicação, é relacionamento. A dimensão dialogal, de comunhão, de empatia vem expresso pela palavra escrita. Ao falarmos em palavra, nos vem à mente o prólogo do evangelho de São João: Cristo é o Verbo, a Palavra criadora, unificadora e salvadora de Deus (Jo 1,1-5).

Os presentes:

Existem muitas origens para este símbolo. Uma delas conta que São Nicolau, um anônimo benfeitor, presenteava as pessoas no período natalino. Outra tradição mais antiga, lembra os três reis magos que presentearam Jesus. O dia e o motivo de dar e receber presentes varia de país para país.

A origem dos presentes por ocasião do final do ano tem origem pagã e que a tradição cristã foi aos poucos assimilando. 

Os romanos, há mais de 1500 anos, tinham o costume de enviar presentes aos amigos no início do ano novo. Tal hábito coincidia aos festejos ao deus Janus (um deus bifronte, que olhava para o ano que terminava e para o que começava) e, talvez as origens do nosso reveillon e outras comemorações de fim de ano. Esta festa complementava a festa do sol (25 de dezembro).

Com o crescimento do cristianismo essas festas foram ganhando sentido cristão: Cristo é o Sol que ilumina o caminho dos homens; Ele é o Senhor da História; é o grande presente de Deus à humanidade.

Dar presente é uma maneira muito palpável de demonstrar a solidariedade e bondade humana em dar sem interesse de receber. É vivenciar de maneira simples e ínfima a imensa e infinita bondade de Deus. 

Canções de Natal:

A Igreja católica sempre deu muita importância para o valor da música. As primeiras canções natalinas datam
 
do século IV e são cantadas até hoje na véspera de Natal.

Noite Feliz em Libras




A Comida:

O Natal significa comida na maior parte do mundo cristão. O simbolismo que o alimento tem na mesa no dia de Natal vem das sociedades antigas que passavam muita fome e encontravam em algum tipo de carne - o mais importante prato - uma forma de referenciar à Deus e à Jesus. Geralmente era servido porco, ganso - mais tarde substituído por peru, e peixe. Uma série de bolos e massas são preparados somente para o Natal e são conhecidos por todo mundo.

A ESTRELA 
A estrela na sociedade humana esteve sempre ligada como "bússolas naturais" das pessoas. Hoje os aparelhos de navegação evoluíram de tal forma que as estrelas se tornaram apenas ornamentos no céu, objeto de estudo. Contudo durante milhares de anos eram elas as responsáveis em guiar os navegadores pelos mares e os viajantes pelos desertos. Eram elas que indicavam a direção, o sentido, o porto seguro. 

A estrela guiou os três reis magros Baltazar, Gaspar, Melchíor - desde o oriente até local onde nasceu Jesus para que pudessem presentea-lo com ouro, incenso e mirra , é lembrada hoje pelo enfeite que é colocado no topo da árvore de Natal. E Jesus Cristo é a Estrela Guia da humanidade. Ele é o caminho, o Sentido, a Verdade e a Vida. 

OS MAGOS
"Eis que uns magos chegaram do Oriente a Jerusalém perguntando: 'onde está o rei dos Judeus, que acaba de nascer? ... viemos adorá-lo, '... Eis que a estrela que tinham visto no Oriente, ia-lhes à frente até parar sobre o lugar onde estava o menino ... e o adoraram. Abriram seus cofres e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra"(Mt 2,1-12).

Não eram reis e sim sábios, estudiosos, mas o que isto importa? A mensagem é mais forte que esse detalhe. Esta narração tão plástica e viva, enriquecida posteriormente com aspectos lendários, como o nome dos três (Melchior, Gaspar e Baltazar), traz duas grandes mensagens teológicas:
 

- Cristo não veio apenas para os Judeus, mas para redimir toda a humanidade, Ele é o polo para o qual convergem todas as raças.

- A segunda grande mensagem está relacionada aos presentes oferecidos pelos magos: ouro, incenso e mirra. O evangelista Mateus expressa por esses símbolos a fé vivenciada pelos primeiros cristãos: Cristo é Rei dos Reis (daí o ouro), é filho Deus (o incenso) encarnado (a mirra).


A VELA 
Por milhares de anos, até a descoberta da energia elétrica há 100 anos, a vela, a lamparina ou lampião a óleo, as tochas foram as fontes de luz nas trevas noturnas. A minúscula chama afugentava as trevas, a escuridão dando segurança e calor. Por isso na antigüidade alguns povos chegaram a cultuar o
fogo como divindade. Jesus Cristo é a luz que ilumina nosso caminho: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8,12). E "vós sois a luz do mundo ... não se acende uma candeia para se pôr debaixo de uma vasilha, mas num candelabro para que ilumine todos os da casa. É assim que deve brilha vossa luz" (MT 5,14-16).


domingo, 15 de dezembro de 2013

Pregação tema: O Pecado

Olá! A paz de Jesus e o amor de Maria estejam com vocês!

Agora irei postar para vocês uma pregação, cujo o Tema é o Pecado

Oração: Deus de Misericórdia tende piedade deste seu servo que digita esta pregação e que seu perdão alcance todos os corações que verdadeiramente se arrependem e se achegam a ti, isto eu lhe por nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

Convido a você que escute e cante esta música: 


Ministério Adoração e Vida - Gratidão



Depois desta música fantástica, saiba que Deus não põem limites em seu amor por você!

E nos Deus uma mãe que que zela e intercede por nós junto a Jesus Cristo, o filho de Deus! Ela se chama Maria curta esta música:

Regaço acolhedor - Irmã Kelly Patrícia 



Por isso, meu irmão e minha irmã você ja pode ter a certeza do perdão de Deus Pai, pois além da grande compaixão Dele, toda a milicia celeste, Jesus Cristo e Maria torcem pelo seu regresso aos braços do Pai! Amém.

Sentimento:O sentimento revelado por Deus a esta pregação é que nós devemos constantemente buscar o remédio contra o pecado

Vamos pegar a Palavra de Deus em Lucas 15, 11-20:


11. Disse também: Um homem tinha dois filhos.
12. O mais moço disse a seu pai: Meu pai, dá-me a parte da herança que me toca. O pai então repartiu entre eles os haveres.
13. Poucos dias depois, ajuntando tudo o que lhe pertencia, partiu o filho mais moço para um país muito distante, e lá dissipou a sua fortuna, vivendo dissolutamente.
14. Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar penúria.
15. Foi pôr-se ao serviço de um dos habitantes daquela região, que o mandou para os seus campos guardar os porcos.
16. Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava.
17. Entrou então em si e refletiu: Quantos empregados há na casa de meu pai que têm pão em abundância... e eu, aqui, estou a morrer de fome!
18. Levantar-me-ei e irei a meu pai, e dir-lhe-ei: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti;
19. já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados.
20. Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.


Amados e amadas Deus não olha o nosso passado, Ele olha a nossa vontade de retornar para seus braços. Por mais que pequemos!

Mas o que será que é o Pecado?

Podemos dizer que possuem três requisitos para que você diga se algo que você faz é pecado ou não. 

  1.  Ter consciência: se o que eu fiz, eu tenho consciência que é errado, no entanto, cometi isto é pecado.
  2. Ir contra os mandamentos e ensinamentos bíblicos: Para saber se algo ou alguma coisa que eu realizei vai contra ao que a Bíblia diz, é preciso ter intimidade com a Palavra de Deus. Por exemplo: Se eu esbanjo meu dinheiro e na bíblia nos orienta se tivermos condições a ajudar o pobres, estou pecando.
  3. Quando criamos Deuses no lugar do verdadeiro Deus: a bíblia diz, onde esta a minha mente lá estará meu coração, portanto, se eu valorizo o dinheiro, minha família, meu trabalho entre outros, mais do que a Deus, que concedeu tudo isto, eu estou pecando.
Destes três itens, se o ato que eu cometi se encaixa em um deles, já é pecado. Contudo, o pecado é uma doença e pode ser curada pelo remédio, cuja a base é o amor incondicional de Deus.

E onde devemos buscar esta cura? 

A reposta desta pergunta esta na intimidade que tenho com o Deus encarnado, que atende pelo nome de Jesus Cristo!

E este Jesus possui várias formas de ser encontrado e adorado, podemos citar: 
  1. A bíblia: porque vai ser dito no Evangelho São João, que o verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós.
  2. Vida de Oração: o próprio Jesus nos ensinou como devemos orar ao Pai e nos deu o Pai Nosso, além disso, falou: se dois de nós nos unirmos na Terra para pedirmos, seja o que for, consegui-loão do Pai que esta no céu.
  3. Eucarística: Jesus disse: este é o meu corpo e meu sangue...
Portanto, meus irmão e minhas irmãs não se prenda ao Pecado pois, Deus não vê o nosso pecado, e sim olha o nosso coração.

Veja esta música do Dunga, que se chama Restauração, e faça dela a sua oração. Deus te abençoe!    


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

"És tú aquele que há-de vir ou Devemos esperar outro?"

3ª Domingo do Advento

Tema: "És tú aquele que há-de vir ou Devemos esperar outro?"

Mateus 11, 2-11:

2. Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos:
3. Sois vós aquele que deve vir, ou devemos esperar por outro?
4. Respondeu-lhes Jesus: Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes:
5. os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres...
6. Bem-aventurado aquele para quem eu não for ocasião de queda!
7. Tendo eles partido, disse Jesus à multidão a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?
8. Que fostes ver, então? Um homem vestido com roupas luxuosas? Mas os que estão revestidos de tais roupas vivem nos palácios dos reis.
9. Então por que fostes para lá? Para ver um profeta? Sim, digo-vos eu, mais que um profeta.
10. É dele que está escrito: Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho (Ml 3,1).
11. Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.

Reflexão:


Advento 2013 Ano A 3ºDomingo



Bom tempo de Esperança para todos! Amém!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Advento para Crianças: 2ª semana

Segunda Semana do Advento



Solenidade da Imaculada Conceição
08/12/2013 – Ano A Neste 2º Domingo do Advento celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, uma festa da Igreja que envolve toda a humanidade no dom gratuito que Deus faz a Maria, abençoando a todos nós. O dogma da Imaculada Conceição foi definido em 1854, pelo Papa Pio IX.
Evangelho de São Lucas 1, 26-38: O texto do evangelho proposto para esta festa é o anúncio do anjo Gabriel a Maria.
26. No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27. a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
28. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.
29. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
30. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
31. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
33. e o seu reino não terá fim.
34. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?
35. Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
37. porque a Deus nenhuma coisa é impossível.
38. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.
Na Solenidade da Imaculada Conceição somos convidados a refletir o tipo de resposta que damos aos desafios de Deus. Ao propor-nos o exemplo de Maria de Nazaré, a liturgia nos convida a acolher, com um coração aberto e disponível, os planos de Deus para nós e para o mundo.
A primeira leitura mostra o que acontece quando rejeitamos as propostas de Deus e preferimos caminhos de egoísmo, de orgulho e de auto-suficiência. Viver à margem de Deus leva, inevitavelmente, a trilhar caminhos de sofrimento, de destruição, de infelicidade e de morte.
A segunda leitura garante-nos que Deus tem um projeto de vida plena, verdadeira e total para cada um de nós, um projeto que desde sempre esteve na mente do próprio Deus. Esse projeto, apresentado aos homens através de Jesus Cristo, exige de nós uma resposta decidida, total e sem subterfúgios.
O Evangelho apresenta a resposta de Maria ao plano de Deus. Ao contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a auto-suficiência e preferiu conformar a sua vida, de forma total e radical, com os planos de Deus. Do seu sim total, resultou salvação e a vida plena para ela e para o mundo.
Algumas dicas para nossa liturgia.
Cor litúrgica: Branco 

Neste domingo, um ícone ou imagem de Maria pode estar em destaque no espaço celebrativo.
Acender a segunda vela da coroa do advento, após a saudação inicial. Os cantos desta celebração podem ser marianos e alguns do Advento.
Nesta celebração, por ser solenidade, canta-se o Glória.
Oremos: Concedei, ó Deus ao povo cristão conhecer a fé que professa e amar a liturgia que celebra. Por Cristo nosso Senhor. Abençoe-nos o Deus todo poderoso, Pai Filho e Espírito Santo. Amém!