QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Homenagem a João Paulo II - João de Deus



Quem é ele?
João Paulo II nasceu em 18 de maio de 1920 na cidadezinha polonesa de Vadovice – e recebeu o nome de Karol Wojtyla. Para entender o destino desse menino é preciso antes compreender que país era aquele no qual ele veio ao mundo.
Foi uma surpresa para todos os seus amigos quando ele anunciou, em 1942, que queria virar padre. Karol mudava de carreira, mas não de objetivo. Sua intenção continuava sendo a mesma: “ganhar espíritos”, manter viva a identidade polonesa. Os invasores nazistas tinham proibido as missas e fechado todos os seminários, numa afronta à religiosidade polonesa. Portanto, estudar para ser padre era um ato subversivo.

O que é um papa?
A resposta tradicional a essa pergunta é simples: papa é o sucessor direto do apóstolo Pedro, que recebeu de Jesus em pessoa a incumbência de comandar sua Igreja, em Roma. João Paulo II tem a mesma tarefa que já foi de São Pedro.

Como PAPA:
No dia 16 de outubro de 1978 era eleito o primeiro Papa polonês da história. Escolhido pelo colégio cardinalício, o jovem cardeal Karol Jozef Wojtyla, optou pelo nome de João Paulo II, em homenagem ao seu predecessor, João Paulo I, falecido após 33 dias de Pontificado.

Não tenhais medo! Papa João Paulo II




As primeiras palavras após o anúncio oficial do “Habemus Papam”, surpreenderam pela simpatia e simplicidade. Um Papa vindo de um “país distante”, como ele mesmo afirmou, marcaria a história da Igreja, com 26 anos de Pontificado. 

"Não sei se posso explicar-me bem na vossa... na nossa língua italiana. Se errar, vós me corrigereis. E assim me apresento a vós todos, para confessar a nossa fé comum, a nossa esperança, a nossa confiança na Mãe de Cristo e da Igreja, e também para começar de novo a percorrer um caminho da história e da Igreja, com a ajuda de Deus e coro a ajuda dos homens”, declarou do alto da sacada da Basílica Vaticana.

O penitenciario-mor emérito da Santa Sé, Cardeal Manuel Monteiro de Castro, considera João Paulo II, como a “personalidade mais relevante” do século XXI. “Ele levou a palavra de Deus, palavra de fraternidade, de amor, de tranquilidade, de serenidade e bem-estar a todos os continentes”, destaca.
Entre os principais documentos escritos por João Paulo II, destacam-se as 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas. Ele realizou 104 viagens internacionais. Foi o criador das Jornadas Mundiais da Juventude, que reúne milhões de jovens pelo mundo.

O Papa polonês faleceu no dia 2 de abril de 2005. Foi beatificado por Bento XVI, seu sucessor, no dia 1 de maio de 2011 e será canonizado em 27 de abril de 2014, por decisão do Papa Francisco.

A Igreja  celebra a memória litúrgica de João Paulo II em 22 de outubro, data que assinala o dia do início de seu Pontificado. No calendário de santos e beatos, João Paulo II é lembrado pela “extraordinária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo”.

A bênção João de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos crescer na fé amados de Cristo!!