As festas juninas ou joaninas, como inicialmente eram chamadas, tiveram origem antes da Idade Média, como festas pagãs e só foi absorvida como cristã, pela igreja católica, após a Idade Média, quando começou a ser utilizada para celebrar dias de santos do mês de junho: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho), deste fato vem a denominação de festa Junina, mas antes, eram chamadas de joaninas, devido ao vínculo com a festa de São João, único santo católico festejado no dia do seu nascimento e não de sua morte.
Ao contrário do que muitos pensam, não é uma festa exclusivamente brasileira, as festividades juninas são bastante populares em países europeus como: Finlândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Portugal, Espanha, Grã-Bretanha, Irlanda (Europa); Estados Unidos, Canadá, Porto Rico, Brasil (América) e Austrália (Oceania).
O costume de se comemorar os santos de junho foi trazido para o Brasil pelos portugueses, no período colonial, no século XVI. Na época, já havia recebido elementos da cultura chinesa (fogos de artifícios), espanhola (dança de fitas) e francesa, por meio da dança marcada, uma característica da dança dos nobres franceses, que influenciou fortemente a nossa tradicional quadrilha. Todo este caldo cultural foi se misturando com tradições indígenas, afro-brasileira e outras trazidas por emigrantes dos diversos países do mundo, daí se explica as características próprias das festas em cada região brasileira.
Festa De São João..wmv
Acima de tudo amados e amadas de Jesus Cristo, as chamadas festas Joaninas nos ajudam a lembrar de três pessoas que foram fundamentais no plano de evangelização de Deus em nossas vidas. Celebramos:
São João
Este foi aquele que preparou o caminho para que o Filho de Deus viesse, segundo o próprio Jesus Cristo, ele foi um Grande profeta.
Santo Antônio
Ganhou a fama de Santo casamenteiro, no entanto, ele foi um grande pregador que levou a palavra de Deus para vários lugares da Europa. E fez isto com destemor e ousadia.
São Pedro
É o patrono da Igreja Católica Apostólica Romana, pessoa sobre a qual Jesus disse: "Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja", para nós católicos ele foi o primeiro Papa.
Então abençoados, viva a São Pedro, São João e Santo Antônio! Amém!