QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Origem das Festas de Santo Antônio São João e São Pedro







 As festas juninas ou joaninas, como inicialmente eram chamadas, tiveram origem antes da Idade Média, como festas pagãs e só foi absorvida como cristã, pela igreja católica, após a Idade Média, quando começou a ser utilizada para celebrar dias de santos do mês de junho: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho), deste fato vem a denominação de festa Junina, mas antes, eram chamadas de joaninas, devido ao vínculo com a festa de São João, único santo católico festejado no dia do seu nascimento e não de sua morte.

Ao contrário do que muitos pensam, não é uma festa exclusivamente brasileira, as festividades juninas são bastante populares em países europeus como: Finlândia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Portugal, Espanha, Grã-Bretanha, Irlanda (Europa); Estados Unidos, Canadá, Porto Rico, Brasil (América) e Austrália (Oceania).


O costume de se comemorar os santos de junho foi trazido para o Brasil pelos portugueses, no período colonial, no século XVI. Na época, já havia recebido elementos da cultura chinesa (fogos de artifícios), espanhola (dança de fitas) e francesa, por meio da dança marcada, uma característica da dança dos nobres franceses, que influenciou fortemente a nossa tradicional quadrilha. Todo este caldo cultural foi se misturando com tradições indígenas, afro-brasileira e outras trazidas por emigrantes dos diversos países do mundo, daí se explica as características próprias das festas em cada região brasileira.



Festa De São João..wmv



Acima de tudo amados e amadas de Jesus Cristo, as chamadas festas Joaninas nos ajudam a lembrar de três pessoas que foram fundamentais no plano de evangelização de Deus em nossas vidas. Celebramos:

São João


Este foi aquele que preparou o caminho para que o Filho de Deus viesse, segundo o próprio Jesus Cristo, ele foi um Grande profeta.

Santo Antônio 


Ganhou a fama de Santo casamenteiro, no entanto, ele foi um grande pregador que levou a palavra de Deus para vários lugares da Europa. E fez isto com destemor e ousadia.

São Pedro

É o patrono da Igreja Católica Apostólica Romana, pessoa sobre a qual Jesus disse: "Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja", para nós católicos ele foi o primeiro Papa. 
Então abençoados, viva a São Pedro, São João e Santo Antônio! Amém!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ter visão política ou não?

Amados e amadas em Jesus Cristo,
A paz esteja com vocês!

 

Esta postagem tem por objetivo: sucitar um dialogo político, ja que estamos em ano de Eleição.

Eleições, Escolher um candidato segundo a Igreja


No entanto, você pode se perguntar, porque será que devemos nos posicionar políticamente?

A primeira justificativa é que se você foi batizado ou batizada no Cristianismo, e permanece na nesta religião você se posicionou politicamente. Saiba que a simples tomada de decisão ja é uma postura política.

Ja a segunda, passa por analisarmos a vida da pessoa que deu sentido ao cristianismo, que é o próprio Jesus Cristo. Ele foi uma pessoa religiosa e praticava efetivamente a religião judaíca, entretanto, podemos considera-lo como um individuo com convicções políticas claras.

Vejamos algumas passagens onde Jesus se posiciona frente a sociedade:


Evangelho de Mateus 5. 1-12 
1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/01/47/5.php#ixzz1yTAabx81

Neste trecho por exemplo, Jesus se posiciona em relação aos pobres, à misericórdia e às crenças dele.

Evangelho de Mateus 10.24-28

24. O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão. 25. Basta ao discípulo ser tratado como seu mestre, e ao servidor como seu patrão. Se chamaram de Beelzebul ao pai de família, quanto mais o farão às pessoas de sua casa! 26. Não os temais, pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber. 27. O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados. 28. Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena.

Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/01/47/10.php#ixzz1yTCHNvCm

Ja neste, ele nos traz a realidade de que nós devemos servir os nossos irmãos e lutar para que a verdade apareça. Além disso, não devemos termer as coisas que humanos podem fazer, e sim devemos temer o que o mundo pode fazer com o nosso espirito.

Com estes exemplos, podemos chegar a conclusão de que não devemos ficar "em cima do muro", e sim precisamos nos posicionar para que a verdade apareça.

Como Cristãos que somos, levemos então o posicionamento de Jesus frente as coisas que precisam ser transformadas.


POR UM PEDAÇO DE PÃO Padre Zezinho


domingo, 17 de junho de 2012

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Olá, Sejam Bem Vindos ao Blog!

Esta matéria vem nos colocar a par, da Soleniade do Sagrado Coração de Jesus. A final é inspirada naquele, que se deu por cada um de nós. E no momento derradeiro, quando Jesus Cristo foi pregado no madeiro, ao ser perfurado com uma lança, de seu coração jorrou Sangue e Água. Observemos a matéria.



 O desejo mais profundo do homem é amar e ser amado. Poder-se-ia dizer com razão que amar é tudo para o homem.

Contudo, constatamos que o amor está sempre truncado pela morte e sofre todos os atentados que o degradam, aviltam, ferem, matam.

O Amor na relação Deus-Homem foi aviltado, ultrajado pelo homem que não respeitou o desejo do Amado, mas fez sua própria vontade aconselhado pelo inimigo de Deus, personificado – na narração do Gênesis – na serpente enganadora.

Deus respondeu a essa ofensa com a demonstração radical de amor: se fez homem, e deu o sim esperado ao apelo do Amor, morrendo na cruz para a salvação de todos os homens.

Meu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. Sou Deus e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror”, nos fala Deus na primeira leitura extraída de Oséias.

O amor humano de Deus se manifestou plenamente em Jesus Cristo, a autêntica e definitiva aliança entre Deus e Homem, vemos no Evangelho de João.

São Paulo, na segunda leitura, a Carta aos Efésios, nos diz que conhecendo o amor de Jesus Cristo, teremos: 




“a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus".



O Coração de Jesus é a explicitação do Amor de Deus, é a fonte do Amor onde todos nós saciaremos nosso desejo de amar e ser amado.

Fomos criados à imagem e semelhança de Jesus Cristo, por isso, ansiamos que o nosso coração seja semelhante ao d’Ele.

O homem feliz é aquele que ama até o fim: assim é feliz, não esperando retribuição, mas amando eternamente, em um ágape total e absoluto.

* Fonte Radio Vaticana.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Quer colocar seus DONS a serviço de Jesus Cristo?


O mundo contemporâneo apresenta situações e desafios para homens e mulheres conhecedores da verdade do Evangelho, que sonham com uma sociedade renovada, mais humana e fraterna. Por isso, os carismáticos precisam assumir o seu lugar profético na história da humanidade. Para descobrir a vocação no movimento, todos estão convidados a participar do I Encontro Estadual de Profissionais da Renovação Carismática Católica (RCC), que acontece de 23 a 24 de junho, em Vitória.

Descubra o seu chamado vocacional na RCC!
O valor é R$ 10 por pessoa. Elas podem ser feitas diretamente no Escritório Estadual da RCC, no Centro de Vitória. A organização do evento é do Universidades Renovadas. Mais informações pelo telefone (27) 3223-5619.

Tríduo de Corpus Christi


Homilia Pe Paulo Tadeu Lima -
1º dia do Tríduo de Corpus Christi -
4 Junho de 2012