QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O que é o EJC?

O QUE É O EJC ?


O encontro de jovens com Cristo (EJC) é o ponto de partida para a formação de uma comunidade de jovens voltada para o exercício de uma vida cristã. É o primeiro anúncio ao jovem de que Jesus Cristo é o Salvador. É o instrumento através do qual o jovem deve adquirir, lentamente, o sentimento de que:

- A sociedade precisa ser salva.


- Ele próprio precisa ser salvo.


- A Fé e a Igreja são os instrumentos dessa salvação.


- O Cristo e a Doutrina são o caminho para alcançar essa salvação.

O EJC tem como motivação única levar Cristo aos jovens, dando a eles oportunidade de verem e sentirem o mundo sob o prisma do amor de Deus.

O Encontro de Jovens com Cristo não se resume nas atividades de três dias, pois o importante é o jovem querer viver e agir como Jesus propôs aos seus seguidores. O EJC é uma atividade cuja dinâmica se inicia meses antes do Encontro e se estende, através do Pós-Encontro, até o engajamento total do jovem em uma comunidade cristã:

“A Igreja evangelizadora faz um veemente apelo para que os jovens nela busquem o lugar de sua comunhão com Deus e os homens, a fim de construir A CIVILIZAÇÃO DO AMOR e edificar a paz na justiça.” (Puebla, 1979)

PROPÓSITO DO EJC

O EJC é um Serviço de Igreja que tem em vista levar Cristo aos jovens, levando a eles uma mensagem de esperança em si próprios, no próximo e em Deus.

O Encontro de Jovens com Cristo deve ser instrumento da Igreja para a salvação dos jovens. É ferramenta de evangelização. É alavanca de conversão.

Através do EJC o jovem deve se descobrir como pessoa, como tendo valor, consciência e liberdade.

Através do EJC o jovem deve descobrir o mundo que está ao seu redor, com seus graves defeitos e sua imensa beleza. E, descobrindo o mundo, encontrar o próximo e com ele conviver, ajudando-o e nele se apoiando. Através do EJC o jovem deve compreender a necessidade de valores absolutos e de um Ser Supremo que está por trás desses valores. E, assim compreendendo, encontrar Cristo e, através Dele, ver e alcançar a Deus. É o encontro da juventude com a Fé e a Igreja de Cristo. Essa compreensão da natureza e das conseqüências do EJC é o caminho através do qual os propósitos do EJC podem ser estabelecidos. Como instrumento da Igreja, o EJC tem uma missão evangelizadora. Como forma de propiciar o encontro do jovem consigo mesmo, com o próximo e com Deus, o EJC tem uma missão de conversão.


O que significa evangelizar? Evangelizar é o conjunto de ações que leva alguém à conversão, através do Evangelho. A Evangelização visa a mudança do jovem, através do anúncio da Palavra e da Figura de Jesus Cristo. Visa a fazer com que ele conheça, ame e, portanto, encarne Jesus e suas exigências na própria vida.


Contribuição: ejc-anatolia.blogspot.com
 
DEUS NOS CHAMA A CADA DIA A SERMOS SANTOS:
SANTOS DE CALÇA JEANS!


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Momentos Importantes

Jornada Mundial da Juventude

Um convite, milhões de respostas

Roma, 1984. Mais de 300 mil jovens do mundo inteiro responderam a um convite. O anfitrião os havia chamado para o “Jubileu Internacional da Juventude”, no Domingo de Ramos. A celebração começou com a Via-Sacra no Coliseu seguida da Missa na Praça de São Pedro.

O evento teve uma acolhida impressionante e, nas vésperas do Domingo de Ramos, o anfitrião polonês, Karol Wojtyla, disse aos jovens: “Que espetáculo tão magnífico ofereceis, vistos desde este palco. Quem disse que a juventude de hoje não se interessa pelos valores?” Com essas palavras, o Papa João Paulo II entregou ao mundo um símbolo: uma grande cruz de madeira, que se chamaria mais tarde a “Cruz da Jornada Mundial da Juventude”. Era o início de uma grande jornada...

O ano da Juventude

As Nações Unidas declararam o ano de 1985 como “Ano Internacional da Juventude”. Ficou claro em Roma que deveria haver outro encontro dos jovens do mundo todo com o Papa. O tempo foi curto e trabalhou-se intensamente. Dessa vez, mais de 250 mil jovens responderam ao convite do Papa, comparecendo em Roma no Domingo de Ramos.

Uma semana depois do encontro com os jovens, o Papa anunciou que as Jornadas Mundiais da Juventude passariam a realizar-se periodicamente. Assim disse em sua mensagem pascal de 7 de abril: “No domingo passado, encontrei centenas de milhares de jovens, e a imagem festiva de seu entusiasmo ficou profundamente gravada na minha alma. Meu desejo de repetir essa experiência maravilhosa nos anos vindouros, e de criar dessa forma um encontro internacional da juventude no Domingo de Ramos, corresponde à minha convicção de que os jovens estão diante de uma missão cada vez mais difícil e fascinante: a de mudar os mecanismos fundamentais que fomentam o egoísmo e a opressão nas relações entre os Estados e de assentar novas estruturas orientadas à verdade, à solidariedade e à paz”.

Lembrando que nesta ultima Jornada Mundial da Juentude, em Madrid na Espanha, a cidade do RIO DE JANEIRO foi confirmada como a Próxima sede da JMJ 

Fonte: http://www.comunidadefilhosdemaria.com/

Assunção de Nossa Senhora

15 de Agosto

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

No dia 15 de agosto a Igreja celebra a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. É a terceira e última solenidade de Maria durante o ano na Igreja universal.

Dia 8 de dezembro ela celebra a Imaculada Conceição e, dia 1º de janeiro, Nossa Senhora, Mãe de Deus. Pelo fato de o dia 15 de agosto não ser feriado, a Igreja celebra esta festa no domingo depois do dia 15. Sua Liturgia é muito rica.

Assunção de Nossa Senhora, ou Nossa Senhora assunta ao céu, ou ainda Nossa Senhora da Glória, está entre as festas de Nossa Senhora muito caras ao nosso povo. Faz parte da piedade popular do Catolicismo tradicional.

Esta é também a vitória de Maria, celebrada nesta festa da Assunção. Ela não obteve nenhuma medalha de ouro, nos jogos olímpicos; simplesmente está coroada de Doze estrelas, na fronte, por ter assumido e vencido, no seu papel de Mãe de Jesus e Mãe da Igreja.

Na sua Assunção, Maria diz-nos agora: Olhai: a minha vida era dom de mim mesma. E agora esta vida perdida, de entrega e serviço, alcança a verdadeira vida: a vida eterna, a vida plena, a vida repleta de sol, circundada pela luz de Deus.

A vida não se conquista, tomando-a para si, mas oferecendo-a e multiplicando-a, pelos outros.

É necessário dizer não à cultura amplamente dominante da morte, que se manifesta, por exemplo, na droga, na fuga do real para o ilusório, para uma felicidade falsa, que se expressa na mentira, no engano, na injustiça, no desprezo do próximo e dos que mais sofrem; que se exprime numa sexualidade que se torna puro divertimento, sem responsabilidade.

A esta promessa de aparente felicidade, a esta pompa de uma vida aparente, que na realidade é apenas instrumento de morte, a esta anticultura dizemos não, para cultivar a cultura da vida.

A Assunção da Virgem Maria representa a fé da Igreja na obra da redenção. Entre as formas de redenção a Igreja reconhece uma forma radical de redenção: Unida ao Filho na vida e na morte, a Igreja sabe que Maria foi associada à glória do Filho Ressuscitado.

A Assunção é a Páscoa de Maria. Criatura da nossa raça e condição, Mãe da Igreja, a Igreja olha para Maria como figura do seu futuro e da sua pátria.

Só Deus pode dar uma recompensa justa aos serviços prestados aqui na terra; só ele pode tirar toda dor, enxugar todas as lágrimas, encher nossa vida de alegria.

A festa da Assunção de Maria nos faz crer que a vocação da humanidade é chegar à plena realização e à vitória definitiva sobre todas as mortes.

Celebrando a Assunção da Virgem Maria aos Céus, o Senhor renova em nós a aliança e nos dá um novo sentido para a nossa vida.

A Assunção de Maria valoriza muito o nosso corpo, templo do Espírito Santo, como manifestação de todo o nosso ser, aos olhos dos outros.

Fonte: www.parsantacruz.org.br

Dia da Assunção de Nossa Senhora15 de Agosto

Assunção de Nossa Senhora

Hoje, solenemente, celebramos o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação, e sendo a Igreja, assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial."

Antes, esta celebração, tanto para a Igreja do Oriente como para o Ocidente, chamava-se "Dormício" (= passagem para a outra vida), até que se chegou ao de "Assunção de Nossa Senhora aos Céus", isto significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimentos das dores.

Maria contava com 50 anos quando Jesus a ascendeu aos Céus e, já tinha sofrido com as dúvidas do seu esposo, o abandono e pobreza de Belém, o desterro Egito, a perda prematura do Filho, a separação no princípio do ministério público, o ódio e perseguição das autoridades, a Paixão, o Calvário, a morte do Filho, embora tanto sofrimento, São Bernardo e São Francisco de Sales é quem nos aponta o amor pelo Filho que havia partido como motivo de sua morte.

Portanto a Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada na Igreja Triunfante como Nossa Senhora, Mãe e Onipotência Suplicante assunta aos Céus!

Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

Fonte: http://www.cancaonova.com/

Momento importantes para a Igreja Católica merecem ser celebrados como uma GRANDE FESTA!

HOJE É DIA DE FESTA de Eliana Ribeiro




sábado, 6 de agosto de 2011

Pregação Sobre o Espírito Santo

Caríssimos, Irmãos e Irmãs em Jesus Cristo!
Que o Senhor abençõe vocês, e paz e bem!

Coloque a mão sobre o seu coração e peça o Batismo do Espírito Santo dizendo: Senhor Jesus, como seus discipulos que permaneceram em cenáculo(fechados em constante oração), eu peço uma porção dobrada do seu Espirito Santo para Mim e minha família! Venha e se manifeste em mim revelando coisas ainda desconhecidas. Amém!

Acompanhe e cante a música: MOVE-TE EM MIM!



Eu me chamo Alessandro e faço parte do Grupo de Oração Bom Jesus em Novo México, que fica no município de Vila Velha!

Venho neste blog refletir sobre o Tema: Recebei o Espírito Santo

Através da Oração o Senhor Deus revelou o seguinte sentimento: O Espírito Santo nos prepara para missão


A palavra que será refletida, está no Evangélio de

João 20. 19-23
"Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos."

Palavra da Salvação: Glória a Vós Senhor! 

Reflexão

Contextualizando:
O Evangélio da João é escrito pela 3ª geração de apótolos, que assim como a 1ª e a 2ª geração, ela estava sendo perseguida pelo Império Romano, entretanto, eles não desistiam de Evangelizar.

Aprendizados:
   Os discipulos só permaneceram firmes na fé e na busca por Proclamar o Evangélio porque eles Buscavam as Coisas de Deus, ou seja, Buscavam as coisas do Alto.
   Amados Irmãos e Irmãs: nós somos chamados também a fazer esta experiência dos primeiros Critãos e procurarmos seguir os ensinamentos de Deus!
   Isto porque, a nossa vida não nos pertence e SIM pertence a DEUS!
   Saiba que DEUS NUNCA SE AFASTARÁ DE VOCÊ! Nós é que nos afastamos DELE e neste momento, o nosso coração de enche de sentimentos contrários à vontade do ESPÍRITO SANTO como: medo, preguiça, inveja e falta de perdão!
   No entanto, quando nos deixamos guiar pelo Espírito Santo de Deus somos preenchidos por outros sentimentos como: coragem, humildade, caridade, mansidão e compaixão. Além disso, como foi dito no sentimento da pregação: O Espírito Santo nos prepara para a Missão.
  
   Qual tem sido a sua missão:
  1.    Seu filho ou filha que esta nas drogas?
  2.    Seu marido ou esposa que esta no alcolismo?
  3.    Seu Chefe que é muito intolerante?
  4.    Pregar o evangélio de tolerância, humildade, caridade e paz em uma comunidade confusa e com muitas pessoas soberbas?
   Saiba que não foi por acaso que DEUS te escolheu para realizar esta missão! Ele te AMA MUITO e se te escolheu é porque sabe que VOCÊ dá conta!
   Durante a missão entraremos em contato com várias pessoas com costumes e jeitos diferentes, não é nosso dever JULGA-LAS, mas SIM AMA-LAS, assim como Deus nos AMA!
AMÉM!

Propostas:
   Sejamos amigos de Deus e de Jesus Cristo, aceitando a nossa missão de tornarmos o Evangélio VIVO em nossas VIDAS!

Oração: 
   Coloque a mão em seu coração e fale: Deus altíssimo, Pai de Jesus Cristo! Pela intercessão de JESUS mande a força que vem do ALTO, que é o Espírito Santo! Me auxilie na batalha e não me abandone!
    Eu creio que apesar de serem muitos meus inimigos, eles NADA poderão fazer contra vós!
    Tomai conta da minha família, que eles possam perceber a importância de se viver DEBAIXO DE SUAS ASAS! Amém.

Música: Da Banda DOM: Coração Adorador!