SEMANA SANTA 2025


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Charles de Foucauld oração do abandono

 

QUEM FOI CHARLES DE FOUCAULD


- Um homem inclassificável: Charles de Foucauld foi um homem de muitas facetas - místico e homem de ação, inquieto e abandonado a Deus. Sua vida foi marcada por uma profunda busca espiritual e uma paixão por evangelizar, mas também por uma abertura ao encontro com o Outro e uma capacidade de se deixar "converter" por ele. Sua história é um testemunho da complexidade e da riqueza da espiritualidade cristã.

- De soldado a missionário: A vida de Charles de Foucauld foi uma jornada de transformação, de soldado aventureiro a missionário no deserto da Argélia. Ele encontrou uma profunda maturidade cristã e se tornou um modelo de espiritualidade para muitos. Sua história é contada com estilo incisivo e apaixonado pelo arcebispo de Marselha, Jean-Marc Aveline, que destaca a complexidade e a riqueza da personalidade de Charles de Foucauld.

- Um legado espiritual: Charles de Foucauld deixou um legado espiritual profundo e duradouro. Sua vida foi marcada por uma busca espiritual intensa e uma paixão por evangelizar. Ele se tornou um modelo de espiritualidade para muitos, e sua história é um testemunho da complexidade e da riqueza da espiritualidade cristã.



sexta-feira, 11 de julho de 2025

CONVITE PARA ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO

 


A frase "Fazei isto em memória de mim" é uma instrução dada por Jesus aos seus discípulos durante a Última Ceia, como registrado em Lucas 22:19 e 1 Coríntios 11:24.

O Catecismo da Igreja Católica, nos parágrafos 2096 e seguintes, aborda a adoração ao Santíssimo Sacramento como o primeiro ato da virtude da religião, reconhecendo Deus como Criador, Salvador, Senhor e Amor infinito. A adoração é um ato de reconhecer a grandeza de Deus e a nossa dependência Dele, buscando intimidade e transformação através do amor e da graça.


segunda-feira, 30 de junho de 2025

DEUS NÃO ABRE MÃO DE VOCÊ!


Mateus 10:1-7

Narra a convocação dos doze apóstolos por Jesus, conferindo-lhes poder sobre espíritos imundos e doenças, e instruindo-os sobre como proceder em suas missões. Jesus envia os apóstolos às ovelhas perdidas da casa de Israel, com a mensagem de que o Reino dos Céus está próximo.



 

domingo, 29 de junho de 2025

Homilia do Pe. Julio Lancellotti na Solenidade de São Pedro e São Paulo ...


Primeira Leitura (At 12,1-11)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 1 o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los. 2 Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3 E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro. Eram os dias dos Pães ázimos. 4 Depois de prender Pedro, Herodes colocou-o na prisão, guardado por quatro grupos de soldados, com quatro soldados cada um. Herodes tinha a intenção de apresentá-lo ao povo, depois da festa da Páscoa. 5 Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele. 6 Herodes estava para apresentá-lo. Naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da prisão. 7 Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: “Levanta-te depressa!” As correntes caíram-lhe das mãos. 8 O anjo continuou: “Coloca o cinto e calça tuas sandálias!” Pedro obedeceu e o anjo lhe disse: “Põe tua capa e vem comigo!” 9 Pedro acompanhou-o, e não sabia que era realidade o que estava acontecendo por meio do anjo, pois pensava que aquilo era uma visão. 10 Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou. 11 Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!”

– Palavra do Senhor.  – Graças a Deus.

Responsório Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 5)

– De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

– De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

– Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. – Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

– Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

– Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

– O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

Segunda Leitura (2Tm 4,6-8.17-18)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo

Caríssimo: 6 Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7 Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8 Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. 17 Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças; ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. 18 O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.

– Palavra do Senhor. – Graças a Deus.

Evangelho (Mt 16,13-19)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei construir a minha Igreja; e as portas do inferno não irão derrotá-la.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15 Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17 Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

— Palavra da Salvação.  — Glória a vós, Senhor.


MENSAGEM DE ESPERANÇA!

 


quinta-feira, 8 de maio de 2025

Domingo 11-8-2024. Homilía del Cardenal Robert Francis Prevost, O.S.A. NOVO PAPA LEÃO XIV


A discrição e tranquilidade são marcas que acompanham o novo papa LEÃO XIV, Prevost costuma evitar os holofotes e entrevistas. No entanto, comunga da mesma linha reformadora do nosso saudoso papa Francisco. Tem formação sólida em teologia e é considerado um profundo conhecedor da lei canônica, que rege a Igreja Católica.


Leão XIV (em latim: Leo XIV; em italiano: Leone XIV), nascido Robert Francis Prevost Martínez O.S.A. (Chicago, 14 de setembro de 1955) é o atual Papa da Igreja Católica após a morte de seu antecessor, Bispo de Roma e Soberano da Cidade do Vaticano desde 8 de maio de 2025. Antes de eleito era frei, bispo emérito de Chicago, no Peru, e cardeal da Cúria Romana da Igreja Católica. Ele foi nomeado Prefeito do Dicastério para os Bispos em janeiro de 2023 e substituiu seu predecessor, o cardeal Marc Ouellet, em abril do mesmo ano.

Suas atividades apostólicas se deram no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, LECIONOU no seminário e administrador. Viveu os anos de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago e laborou com os agostinianos.

O Papa Francisco o nomeou cardeal em 30 de setembro de 2023. Foi eleito Papa no dia 8 de maio de 2025, ESCOLHENDO o nome de Leão XIV. É o primeiro papa DE ETNIA ESTADOUNIDENSE e o segundo papa do continente americano.

terça-feira, 6 de maio de 2025

FRANCISCO, ARREBATADO PARA A GLÓRIA!


O que falar do nosso já SAUDOSO PAPA FRANCISCO, sua ternura e compaixão mostram que a nossa Igreja Católica Apostólica Romana tem que estar com o povo observando o seu sofrimento e ajudando como ela pode.
Guiada pelo Espírito Santo e pela sabedoria do Evagelho a jornada Papal de Francisco foi marcada por uma liderança firme no combate à pedofilia de padres, uma preocupação com os pobres em atos, palavras e gestos.
A humildade que é uma palavra esteve estampada na figura de Francisco, foi mostrada por seus gesto pedindo oração dos fieis quando foi eleito papa, em suas vestes pedindo anéis e adornos de prata invés dos de ouro comuns à outros papa e por seu gesto de dormir com outros companheiros de caminhada.
E o mais marcante e impactante foi DURANTE A PANDEMIA em um momento simbólico para dar forças aos fiéis que estavam perdendo entes queridos para a COVID 19, ele ir sozinho passar os seus ensinamentos e orar pela Igreja que estava sofrendo.
E seus lemas ficaram em nossas memórias: IGREJA EM SAÍDA, NÃO TENHAM MEDO, A ALEGRIA DO EVANGELHO..... São ensinamentos vindo do próprio JESUS CRISTO do qual ele foi apenas o mensageiro!
Agora vai PAPA FRANCISCO descansa, pois realizou o bom combate e guardou a fé! 
Até logo querido Papa Francisco!