QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Verdades a serem defendidas: A FÉ pela TRADIÇÃO veio antes da fé pela ESCRITURA Sagrada

Olá a paz de Cristo! O cuidado de Deus! 
O amor de Maria! E a força do Espírito Santo!

Fala galera! Depois de um período de orações e desertos com Deus estou de volta com as postagens do Blog com o Tema: Verdades a serem defendidas: A Fé pela tradição veio antes da fé pela Escritura Sagrada!

Vamos pedir a força do Espírito Santo para compreendermos esta verdade de Fé, ore comigo:  


Peço que Maria sob o Título de Medianeira de Todas as Graças possa pedir que seu filho Jesus abençoe todos os efeitos que esta patilha causará a mim e a VOCÊ! 

Bom este assunto é bem polêmico pois, nossos irmãos Cristãos separados defendem que a fé vem APENAS das escrituras sagradas, pela doutrina da sola escriptura, contudo, isto foi impossível na época dos apóstolos vejamos porque.

Vejamos o que o apóstolo o que o Evangelista Lucas nos diz através do livro dos atos dos apóstolos:

"Em minha primeira narração, ó Teó­filo, contei toda a sequência das ações e dos en­si­na­mentos de Jesus, 2.desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado (ao céu). 3.E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus. 4.E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da promessa de seu Pai, “que ouvis­tes” – disse ele – “da minha boca; 5.porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias”. 6.Assim reunidos, eles o interrogavam: “Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?”. 7.Respondeu-lhes ele: “Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, 8.mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo”."

Atos dos Apóstolos, 1 - Bíblia Católica Online   

Vamos entender:

1- O primeiro ponto que podemos destacar é que o próprio Evangelista Lucas não aprendeu sobre a vida de Jesus pela Escritura Sagrada, isto porque, ele foi discípulo de São Paulo.

Será o próprio São Paulo que escreverá um dos primeiros livros do Novo Testamento, e não será sobre a vida de Jesus, mas sim sobre orientações às comunidades fundadas por ele. 

Então de onde ele tirou os ensinamentos acerca da Vida de Jesus? 

Pela tradição revelada pelos apóstolos que conviveram com o próprio Cristo, então esta fé que esta revelando agora foi gerada pela tradição dos apóstolos, não ainda pela escritura sagrada.

2- No texto acima ele traz afirmações como: ensinamentos, instruções, "que ouviste" e " da minha boca" que nos ajudam a compreender que os ensinamentos sobre Jesus estavam sendo transmitidos oralmente, pela pregação e ensinamentos das testemunhas de Jesus o primeiro grupo de apóstolos.

3- Os estudantes de exegese entendem que a escritura sagrada não foi sendo feita a medida em que os apóstolos ou Jesus Cristo evangelizavam. Tanto no antigo e no novo testamentos os livros sagrados tiveram a necessidade de serem escritos pela falta da terra de origem dos profetas ou dos apóstolos, por exemplo nos exílios no Egito e da Babilônia, depois pela dominação romana, e pela destruição do templo de Jerusalém por Roma.

4- Os livros que estão nas bíblias "evangélicas" e "católicos" que estão no Novo Testamento são iguais e não foram escolhidos por acaso, foram aprovados através de vários consílios orientados por Padres católicos, que deixaram de fora vários textos apócrifos como os evangelhos de Maria Madalena e Tomé. 


Parafraseando o Padre Paulo Ricardo "muitos dos nossos irmãos afastados acreditam que a bíblia caiu do céu pronta com zíper e tudo", mas ela foi sendo construída através dos séculos, pela ação do Espírito Santo citado do texto dos Atos dos Apóstolos.  


Católicos Voltem para Casa