QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Perdão (Amor aos Irmãos) Seminário de Vida

Fala galera Deus abençoe vocês!


Abordarei nesta postagem o Tema Perdão(Amor aos Irmãos), como orientação para seminários de Vida no Espírito Santo. Contudo, o Senhor traz como direcionamento que devemos perdoar como Maria

Que Deus esteja conosco para contemplarmos TODA graça que Ele tem para nos oferecer! Na verdade preciso que o Senhor me ajude a cada dia a praticar o perdão, pois se depender unicamente de mim não consigo perdoar e você?!

A palavra que Deus me leva a partilhar hoje é uma das minhas favoritas. Ela esta localizada no Evangelho de São Lucas 7, 36-47, vejamos:

"Um fariseu convidou Jesus a ir comer com ele. Jesus entrou na casa dele e pôs-se à mesa. 37.Uma mulher pecadora da cidade, quando soube que estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro cheio de perfume; 38.e, estando a seus pés, por detrás dele, começou a chorar. Pouco depois suas lágrimas banhavam os pés do Senhor e ela os enxugava com os cabelos, beijava-os e os ungia com o perfume. 39.Ao presenciar isto, o fariseu, que o tinha convidado, dizia consigo mesmo: Se este homem fosse profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que o toca, pois é pecadora. 40.Então Jesus lhe disse: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Fala, Mestre, disse ele. 41.Um credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta. 42.Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos a sua dívida. Qual deles o amará mais? 43.Simão respondeu: A meu ver, aquele a quem ele mais perdoou. Jesus replicou-lhe: Julgaste bem. 44.E voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para lavar os pés; mas esta, com as suas lágrimas, regou-me os pés e enxugou-os com os seus cabelos. 45.Não me deste o ósculo; mas esta, desde que entrou, não cessou de beijar-me os pés. 46.Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta, com perfume, ungiu-me os pés. 47.Por isso te digo: seus numerosos pecados lhe foram perdoados, porque ela tem demonstrado muito amor. Mas ao que pouco se perdoa, pouco ama."

Porque devemos amar como Maria? 

Primeiro devemos ter um parâmetro de amor manifestado pelo perdão, que esteja ao nosso alcance, e Maria foi humana e viveu unicamente como humana. Jesus também viveu como humano, no entanto, como nos ensina a Igreja Católica, Ele era 100% homem e 100% Deus.

Nossa Senhora pode perdoar os algozes de seu Filho, porque aprendeu o que era o perfeito amor com Jesus Cristo Filho de Deus e seu filho. Então diga comigo: "Maria no ensine a perdoar, do mesmo modo que aprendeste como Jesus!"

Mas o que é o perdão?

Para Deus é a alegria de reconciliação, é a volta da criação à perfeita sintonia com Ele, O amor por excelência. Já para as pessoas, como eu e você, perdoar é sermos imitadores de Cristo, e é a libertação da alma dos males espirituais.

Para melhorar mais ainda nossa compreensão a Igreja nos fala: 

Catecismo da Igreja Católica 2631-


O pedido de perdão é o primeiro movimento da oração de petição (cf. o publicano: «Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador» (Lc 18, 13). É o preliminar duma oração justa e pura. A humildade confiante repõe-nos na luz da comunhão com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo, bem como dos homens uns com os outros (100). Nestas condições, «seja o que for que Lhe peçamos, recebê-lo-emos» (1 Jo 3, 22). O pedido de perdão é o preâmbulo da liturgia Eucarística, bem como da oração pessoal.

O que é o perdão dentro do projeto de salvação de Deus para mim?

É a plena prática da fé com obras, é o se lançar em Deus confiando que Ele é poderoso o suficiente para tirar o bem de uma situação má(como dizia Padre Leo). Pelo perdão treinamos a misericórdia para com o nosso próximo, buscando a melhor forma de não cairmos nós mesmos, como ensinava São Felipe Neri.

Este santo ainda nos fala, que o perdão é um cuidado para alma, pois se nos fechamos ao perdão, logo estaremos sem vida, sem o Espírito Santo e sem ânima. Para ele quem não se preocupa em cuidar da alma é um louco!

Como a prática do perdão, pulverizamos todas as correntes do inimigo que nos prendem à infelicidade. Com ele nos abrimos à Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!

Reconciliar - Anjos de Resgate
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos crescer na fé amados de Cristo!!