QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

quinta-feira, 15 de março de 2018

Restaurado pelo Espírito, Me descido pelo Senhor!

Olá abençoados e abençoadas paz e bem!

Oração: Deus seja louvado pelo seu dom da Vida! Obrigado Senhor porque este seu filho ou sua filha tem sido agraciados por Ti, mas não te louvam. Não estão conseguindo enxergar Suas obras na vida deles, pois o inimigo tem turvado seus olhos. Amém!

O tema que refletiremos é Restaurado pelo Espírito, Me descido pelo Senhor! Somos chamados a sair da prostração e nos colocarmos de pé para caminhar no Único caminho, verdade e vida que é Jesus Cristo!

Leremos a palavra que esta em Romanos 8, 12-17:

"Portanto, irmãos, não somos devedores da carne, para que vivamos segundo a carne. 13.De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, 14.pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15.Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! 16.O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. 17.E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados."

Romanos, 8 - Bíblia Católica Online

Contexto da Carta

Paulo escreve para uma comunidade que não foi fundada por ele. E ela é formada por judeus e pagãos. Segundo os teólogos, ela teria sido formada a partir da pregação de Pedro em Pentecostes(para nós cristão é a descida do Espírito Santo de Deus) que em Jerusalém teria convertido 3 mil pessoas.

E aqui Paulo faz uma síntese da sua doutrina visando orientar este povo. Podemos observar que as palavras estão bem apuradas devido ao testemunho constante do Apóstolo.

Trabalhando o tema

Restaurado pelo Espírito,  Me descido pelo Senhor é uma opção de vida! Não somos obrigados a nada, mas se queremos a unção do Espírito Santo precisamos romper com tudo que pode ocupar o lugar de Deus!

Além disso, se o Espírito Me restaura e Te restaura é porque estamos machucados e feridos. Contudo, você pode se perguntar: Machucados de que? A resposta se encontra na luta contra a carne, que representa o pecado, e na luta contra a falta de fé.

O Espírito Santo esta a nos restaurar e nos levar ao PRIMEIRO Amor! Este amor Deus colocou em nossos corações, este amor insondável e carinhosos é a chave para as nossas tentativas de busca-lo, no entanto, em lugares ou em pessoas erradas. Nenhuma obra criada pelo Pai pode nos saciar ou nos levar a este PRIMEIRO Amor apenas ELE pode nos preencher!

Saboreando a Palavra

Alguns pontos do texto bíblico tocaram meu coração e gostaria de partilha-los.

O primeiro ponto: não devemos à carne. 
Isto porque, Jesus Cristo pagou a nossa liberdade da escravidão do pecado ao preço da sua Vida! E ressurgindo nos deu a esperança da vida Eterna!

Além disso, temos o termo "espírito de adoção", na bíblia de Jerusalém temos Adoção Filial, ou seja esta palavra se atualiza para nós chamando de filhos adotivos. O que significa isto? O filho adotivo tem direito a herança que o pai deixará, somados a isso, esta pessoa é sofrida pois, ou foi abandonado(a) pelos pais ou os pai faleceram, contudo, se a pessoa será adotada ela é muito esperada e será muito amada! Nós somos este filho que é muito esperado e será muito amado pelo Pai Celeste! Oh glória!

Terceiro ponto: Herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. 
A primeira palavra herdeiro diz respeito a herança espiritual terrestre, para o povo judeu o pai espiritual terrestre era Abraão, contudo, para nós cristãos esta palavra é atualizada mais uma vez, já que para nosso pai espiritual terrestre é o Papa. Já a segunda, herdeiros de Deus é o retorno ao Primeiro Amor, que só é possível, sendo co-herdeiro de Cristo. Pois, através de Jesus fomos reconciliados a Deus e herdamos a Vida eterna onde desfrutaremos do amor pleno do pai!

Efeito buscado por Deus 

Que este tema e esta palavra partilhados te ajude a Decidir(que significa dar cisão, ou seja cortar o mundo) inteiramente por Deus. Entretanto, entenda que VOCÊ não está só! 

Se clamar a cada dia o Espírito Santo, Ele virá renovar as sua forças na luta por sua herança eterna alcançada por Jesus. Amém!

Nas asas do Senhor



quinta-feira, 8 de março de 2018

Combatentes na Oração

Olá bom dia! 

A paz de Cristo, O amor de Maria, O fogo do Espírito Santo e O Cuidado de Deus estejam sobre nós e nossas famílias!


Nestes dias que segundo a palavra "são maus", temos que Combater as "obras das trevas" com armas espirituais, uma delas é a Oração! Deus quer nos levar a realizar a experiência de ficarmos fortalecidos e sermos guerreiros que utilizam a oração a cada instante.

Por isso, refletiremos sobre o Tema: Combatentes na Oração

Com a palavra I Macabeus 4, 28-34:


"Por isso, no ano seguinte, reuniu Lísias sessenta mil infantes escolhidos e cinco mil cavaleiros para acabar com os judeus. 29.Esse exército veio da Iduméia acampar em Betsur. Judas foi-lhe ao encontro com dez mil homens. 30.Tendo ante os olhos esse poderoso exército, rezou nestes termos: Sede bendito, Salvador de Israel, vós que quebrastes a força do poderoso pela mão do vosso servo Davi e entregastes os exércitos estrangeiros nas mãos de Jônatas e do seu escudeiro. 31.Entregai esse exército ao poder do povo de Israel e confundi nossos inimigos com suas tropas e sua cavalaria. 32.Inspirai-lhes o terror, fazei derreter seu orgulho audaz. Que eles sejam sacudidos e pisados. 33.Derribai-os sob a espada dos que vos amam e que todos aqueles que conhecem vosso nome cantem vossos louvores. 34.Travou-se então o combate, e do exército de Lísias tombaram cinco mil homens, que sucumbiram diante deles."

I Macabeus, 4 - Bíblia Católica Online

O que é a Oração? 

A palavra orar no hebraico esta ligada a palavra Pallai (significa Boca), devemos conversar com Deus como conversamos com um amigo! Um amigo que consola, exorta e se alegra conosco.

Orar é voltarmos nosso olhar para Aquele que pode nos ajudar, participar da mesma experiência da Pecadora Caída e da Mulher do fluxo de Sangue não nos limitamos por nossas misérias, confiamos que a Misericórdia de Deus é Maior que Todo o nosso pecado!

Além disso, é o suspiro da alma a Deus como Jesus no Getsemani que suou sangue, mas não desistiu da missão, somado a isso, temos Moisés O intercessor que nas adversidades recorria a Deus e saia abastecido, ou como Jeremias que declara "Seduziste-me Senhor"! Deixe o Senhor adentrar no deserto do seu coração.

A oração também é um Imã das graças de Deus, como em Pentecostes quando Maria e os Apóstolos estavam reunidos em um Cenáculo de Oração e ocorre então o Batismo grandioso do Espírito Santo. E a ai a Igreja tem forças para começar a caminhar sozinha, no entanto, orientada por Deus!

Atrelado a isso, através da nossa humildade na Oração fazemos o reconhecimento da grandeza de Deus, como Pedro fala a Jesus "Senhor a quem iremos só Tú tens palavras de Vida Eterna, ou como Maria no Magnificat proclama a grandeza de Deus sobre ela e sobre a história do povo de Israel.

Acreditar na mudança pela Oração!

Como diz a Música "Com Jesus TUDO pode ser mudado pela força da oração " e a palavra de I Macabeus vem confirmar isto, uma batalha quase impossível de ser vencida, contudo, existiu o líder que confiou na Vitória, pela Ação concreta de Deus. Que a força não vinha das armas, mas das graças derramadas do Céu!

Como tem sido a minha postura perante as Tribulações

Veja o vídeo e escolha: Cenoura, Ovo ou Café?


Por que O Senhor ouve a nossa oração?

Segundo o Papa Francisco: Se os pedidos que fazemos a Deus contribuírem para nossa Salvação, ai serão concedidos, caso o contrário Deus não permitirá a nossa perdição.

A oração é mecanismo que nos faz plenos de Deus, Ele já esta a nos escutar! O que você deseja pedir? Peça, contudo, também agradeça porque o louvor e agradecimento são atos de confiança absoluta no Pai!


Oração de São Francisco