QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Somos adoradores de Imagens?(Formação)

Fonte:https://proecclesiacatholica.wordpress.com/2013/11/01/afinal-nos-catolicos-somos-adoradores-de-imagens/



A mais decorrente acusação feita a nós católicos e também a mais simplória de todas as argumentações protestantes; Seria que nós adoramos imagens e por isso seriamos idólatras, acho que assim como eu todos os católicos já estão de saco cheio destas acusações sem fundamento teológico, apenas contendo um ego inflado de um protestante tentando a toda custa dar razão a sua contrariedade com a fé católica, então neste artigo quero dar minha resposta final para este tema, do qual sinceramente já me cansei de tento responder a mesma objeção.

A principal objeção Bíblica utilizada pelos protestantes seria que em êxodo Capitulo 20 há uma proibição expressa da confecção de imagens, “Não farás para ti imagem esculpida do que há em cima no céu, e do que há embaixo na terra, nem do que há nas águas debaixo da terra”(Ex 20,4), ou, “não vos perverteis, fazendo para vós uma imagem esculpida em forma de homem ou mulher, figura de algum animal terrestre, de algum pássaro que voa no céu, de algum réptil que rasteja sobre o solo, ou figura de algum peixe que há nas águas que estão sob a terra.” (Deuteronomio 4, 15-18). por isso então nós católicos estaríamos em pecado desobedecendo a Deus ao confeccionarmos imagens e ainda prestarmos culto, porém antes de qualquer coisa quero apontar algumas contradições já através destas afirmações, essa passagem esta em Êxodo ou seja, na antiga aliança, a maioria dos pastores do qual já eu conversei eles afirmam que a antiga lei e suas regras e costumes estão anulados, pois foi aperfeiçoada pela nova aliança, aqui não se trata de concordarmos ou não, mas se isto for verdade não deveria eles se preocuparem tanto assim com uma proibição de costumes do antigo testamento, se assim for terá eles, de se tornarem rabinos ao invés de pastores diante das tamanhas prescrições que há no culto da antiga aliança. Antes de entrarmos no mérito das Imagens em si temos de entender o que é Adoração, veneração e idolatria, vejamos:

Adoração: É reconhecer alguém como sendo supremo e eterno, estando acima de todas as coisas criadas, tendo tudo em si próprio quanto às características de Deus.

Veneração: É reconhecer alguém como digna de ser imitada e seguida, pelas suas virtudes e santidade.

Idolatria: É colocar algo ou alguém no lugar de Deus, prestando a este algo/alguém culto de ADORAÇÃO, atribuindo a ele as características de Deus.

Agora veja um vídeo de complementação acerca do tema proposto: 

Resposta católica idolatria adoração de imagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos crescer na fé amados de Cristo!!