QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

sábado, 31 de março de 2012

O que é o Domingo de Ramos?

Bom dia, boa tarde ou boa noite para você que esta visitando o blog: paz e bem.

Vamos partilhar hoje sobre um dia espacial da Quaresma que é o Domingo de Ramos.



A final de contas qual é o significado deste dia? O que é comemorado nesta data?

 O domingo de ramos significa a entrada de Jesus em Jerusalém e o início da Semana Santa. Ele abre essa comemoração que culminará 7 dias depois no domingo de páscoa.


Domingo de Ramos Hosana ao Filho de Davi - Campanha da Fraternidade



O grande significado do domingo de ramos é a entrada de Jesus em Jerusalém, o início de seu processo de entrega total para a salvação da humanidade.


Quando Cristo entra na cidade sentado sobre um jumento está simbolizando o domínio do homem sobre a mente, uma nova era que se inicia, todo esse processo atingi diretamente a sociedade moralista e radical da época que não aceita as palavras do salvador. Além disso, para a Comunidade que escreve o evangelho de São Mateus, a entrada de Jesus em Jerusalém tem o significado de compara-lo a um descendente legítimo do Rei Davi.

A partir daí começa a semana santa onde na sexta-feira haverá a crucificação e no domingo a ressurreição de Jesus.





quarta-feira, 14 de março de 2012

O que é Pastoral da Saúde?

Do site: http://www.presbiteros.com.br/site/pastoral-da-saude/

A pastoral da saúde é parte integrante da missão da Igreja, que continua na história a mesma missão de Cristo. Essa pastoral parte da convicção de que cada pessoa tem um valor infinito, pois foi redimida pelo sacrifício de Cristo.

“A Igreja, que aproveita sem cessar os infinitos recursos da redenção, introduzindo-la na vida da humanidade, é a dimensão na que o sofrimento redentor de Cristo pode ser completado constantemente pelo sofrimento do homem” (João Paulo II).

Aqui queremos recordar o sentido cristão do sofrimento:

1. O sofrimento não é um bem em si mesmo, mas sim em união com Cristo tem um valor salvífico; Cristo atua nos sofrimentos humanos pelo Espírito Santo e dá fecundidade à dor humana;

2. Ter consciência disso começa com dificuldade, mas conduz ao cristão à identificação com Cristo;

3. O sofrimento, mais que qualquer coisa, faz presente na história da humanidade a força da Redenção, a vitória sobre o pecado, sobre o mal e sobre a morte eterna;

4. A nossa atitude ante o sofrimento do próximo deve ser, em primeiro lugar, de comoção do coração, de compaixão, junto com a ajuda eficaz, dentro de nossas possibilidades, como signo da entrega de Cristo por todos nós; por isso dizemos que a dor é a “escola do amor”;

5. A enfermidade requer uma resposta do Evangelho; é uma oportunidade para anunciar a Cristo e manifestar a capacidade curativa da graça divina;

Por isso a pastoral da saúde se propõe: iluminar desde a fé o mistério da enfermidade e do sofrimento; evangelizar o mundo da cultura da saúde; com os enfermos e as famílias, celebrar os sacramentos (especialmente a Unção dos Enfermos e a Confissão), que são o centro e o objetivo dessa pastoral; acompanhar os enfermos tendo em conta todas suas necessidades (físicas e psicológicas, sociais e religiosas).

A principal tarefa dessa pastoral será acompanhar os enfermos da nossa paróquia. Devemos começar rezando por eles e oferecer ao Senhor os frutos desse nosso humilde trabalho.
 
Campanha da Fraternidade 2012 - Hino CF 2012
 

quinta-feira, 1 de março de 2012

Posso comungar tendo o vício da masturbação e da pornografia?

Amados e Amadas de Jesus Cristo, sejam todos bem vindos!

Esta é mais uma pregação do Padre Paulo Ricardo!