QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O que é o YOUCAT?

Texto retirado: http://blog.comshalom.org/jmj2011/1511-catecismo-para-jovens-youcat

Youcat é o catecismo para os jovens.

É um verdadeiro presente de Papa Bento XVI para nós, jovens!

O Papa nos esceveu uma carta explicando o que é o youcat, “Hoje, aconselho-vos a leitura de um livro estraordinário”. A intenção é ”traduzir o Catecismo da Igreja Católica na língua dos jovens e fazer penetrar as suas palavras no seu mundo”.

“O Cristianismo como tal não está superado? Pode-se ainda hoje racionalmente ser crente?” Precisamos de uma resposta coerente com a nossa fé para alcançarmos o coração do homem do nosso tempo, você que é jovem católico, com certeza já se deparou com questionamento, interiores e exteriores sobre a fé e é por isto que a Deus nos dá esse grande presente. “Portanto, peço-vos: estudai o catecismo com paixão e perseverança!”
 


Que toda a juventude receba Deus, na pessoa do filho Jesus Cristo! Pois ele SEMPRE estará de braços abertos para acolher QUALQUER pessoa!


Pra celebrar - 25 anos - PJ Capixaba

domingo, 15 de janeiro de 2012

Devemos proclamar a todo o MUNDO o ano da Fé!



Ano da Fé: Vaticano divulga Carta Apostólica de Bento XVI

O Vaticano divulgou a Carta Apostólica com a qual o Papa Bento XVI proclama o Ano da Fé. O documento, intitulado Porta Fidei - A porta da Fé, foi assinado pelo Pontífice em 11 de outubro.

"A PORTA DA FÉ, que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma", indica o Santo Padre. "Nesta perspectiva, o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo", salienta.

Ano da Fé
Não é a primeira vez que a Igreja é chamada a celebrar um Ano da Fé. Já o Servo de Deus Papa Paulo VI, em 1967, proclamou um ano semelhante, para celebrar o 19º centenário do martírio dos apóstolos Pedro e Paulo.


"Pareceu-me que fazer coincidir o início do Ano da Fé com o cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II poderia ser uma ocasião propícia para compreender que os textos deixados em herança pelos Padres Conciliares, segundo as palavras do Beato João Paulo II, 'não perdem o seu valor nem a sua beleza'. [...]

Em 11 de Outubro de 2012, além dos 50 anos da convocação do Vaticano II, também se completarão 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo Beato Papa João Paulo II. Conforme Bento XVI, este Ano deverá exprimir um esforço generalizado em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé, que têm no Catecismo a sua síntese sistemática e orgânica.

Desafios
O Papa analisa que nos dias atuais, mais do que no passado, a fé vê-se sujeita a uma série de interrogativos, que provêm de uma mentalidade que reduz o âmbito das certezas racionais ao das conquistas científicas e tecnológicas. "Mas a Igreja nunca teve medo de mostrar que não é possível haver qualquer conflito entre fé e ciência autêntica, porque ambas tendem, embora por caminhos diferentes, para a verdade", ensina.

Da mesma forma, o professar com a boca indica que a fé implica um testemunho e um compromisso públicos. "O cristão não pode jamais pensar que o crer seja um fato privado. A fé é decidir estar com o Senhor, para viver com Ele.

A nossa Fé! 

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Trabalhando documentos católicos: Infância Missionária

INFÂNCIA MISSIONÁRIA - Diretrizes e Orientações

Música:ANDRÉA SANTOS - CD INFÂNCIA MISSIONÁRIA 2010 FAIXA 12- NOSSA META


Infância Missionária!
Todos sabemos o que é infância. É a primeira etapa da vida de todas as pessoas. A criança é o grande tesouro que Deus confiou à humanidade porque é uma vida a ser desenvolvida. É sempre o símbolo vivo de uma nova criação.

É na infância que se firmam as bases para uma juventude e vida adulta saudáveis. As necessidades do crescimento da vida em Deus e da vocação cristã missionária estão intimamente entrelaçadas com o desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social da personalidade da criança.

Amados e amadas de Deus o próprio Jesus disse:
Jesus, porém, chamou-as e disse: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. (São Lucas 18,16)

E missionária?


Vem de missão. Quer dizer enviado para realizar uma ação, uma tarefa. Mas, antes de ser enviada a pessoa é convidada, é chamada.

Na Bíblia encontramos muitas pessoas que foram chamadas e enviadas: Abraão, Moisés, Elias, Samuel, Davi, Ester, Débora, Ana, Isaias, Jeremias, Ezequiel, os profetas todos. Também os Anjos: o Anjo Gabriel foi enviado por Deus para anunciar a Maria que foi escolhida para ser mãe de Jesus.

Mas o grande Missionário, o Enviado por Deus Pai, é Jesus. “Deus nos amou tanto que nos entregou o seu Filho único” (Jo 3,16).O próprio Jesus confirma: “Saí do Pai e vim ao mundo” (Jo 16,28). “Fui enviado para anunciar o Reino de Deus” (Lc 4,43).

Esta missão recebida do Pai, Jesus a comunicou a todos os seus discípulos e discípulas e a todos os seus seguidores e seguidoras.

Atestamos isso com o próprio Jesus, que deixou para nós a missão no Evangelho de São Marcos Capitulo 16, versos de 14 a 20
14. Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado.
15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. 16. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
17. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,
18. manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.
19. Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.
20. Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

1. O QUE É A INFÂNCIA MISSIONÁRIA?


A Pontifícia Obra da Infância Missionária foi fundada por Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy, França, no ano de 1843.

Essa atividade missionária com as crianças foi motivada pelas cartas e notícias que missionários, principalmente da China, escreviam contando a realidade triste e dura das crianças naquelas regiões: doenças, mortalidade, analfabetismo, abandono...

A finalidade desta Obra é suscitar o espírito missionário universal das crianças e adolescentes, desenvolvendo seu protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o povo de Deus: “Ajudar as crianças por meio das crianças”, ou “criança evangeliza e ajuda criança”, foi o grande lema do Bispo fundador.

Esta obra é, pois, um serviço em favor da animação, formação e comunhão missionárias das crianças e de seus animadores, para que cooperem na evangelização universal, especialmente das crianças de todo o mundo, e na solidariedade, partilhando os bens materiais.

O nome origina-se da devoção, existente na França, à Infância do Menino Jesus.

a) É uma OBRA: distingue-se de uma atividade apostólica transitória. Sua organização, a presença em todo o mundo e a experiência de mais de 150 anos testemunham sua validade e eficiência.

b) É MISSIONÁRIA: não é somente um organismo de solidariedade com as crianças pobres nas missões para oferecer-lhes comida, roupas, educação e assistência sanitária. Mas é missionária porque educa as crianças na fé, na abertura universal. Pelo compromisso do batismo partilham esta fé e seus bens com todas as crianças.

c) É PONTIFÍCIA: foi aprovada e assumida pelo Papa como Obra evangelizadora e colocada a serviço de toda a Igreja.

d) É da INFÂNCIA: os protagonistas são as crianças e os pré-adolescentes que se dedicam em favor de todas as crianças da terra, independentemente de cultura, raça ou religião.

e) É da INFÂNCIA MISSIONÁRIA: é obra das crianças em favor das crianças. Elas se organizam e se formam para serem bons missionários e missionárias para a evangelização e a fraternidade universal.

EXISTEM TRÊS OUTRAS OBRAS MISSIONÁRIAS TAMBÉM PONTIFÍCIAS:

PROPAGAÇÃO DA FÉ, fundada em 1822 por Paulina Jaricot, tem como objetivo suscitar o interesse pela Evangelização universal em todos os setores do Povo de Deus: famílias, comunidades de base, paróquias, escolas, movimentos, associações, etc.

SÃO PEDRO APÓSTOLO, fundada em 1889, por Estefânia e Joana Bigard, sensibiliza o povo cristão sobre a urgência da formação dos missionários e missionárias nativos na Igreja Missionária.

UNIÃO MISSIONÁRIA, fundada em 1916 pelo Pe. Paulo Manna, busca a formação e a informação missionárias dos presbíteros, dos religiosos, das religiosas, seminaristas e vocacionados à vida religiosa; assim como das pessoas empenhadas no ministério pastoral da Igreja.

Estas três, com a Infância Missionária, formam as Pontifícias Obras Missionárias, que infundem entre os católicos, desde a infância, o sentido verdadeiramente missionário universal e promovem a cooperação espiritual e material para a Missão no mundo inteiro.

Palavras de partilha:
 

Abençoados e abençoadas de Deus espero que tenham aprendido um pouco mais sobre os documentos e obras da Igreja Católica,esta iniciativa é só o rascunho superficial, você que se interessou aprofunde no tema.
Mais informações podem ser encontradas nos sites: catolicos.net ou bibliacatolica.com.br, da onde foram retiradas estas informações!

 
Temos que nos aprofundar para darmos aàs pessoas que nos procuram ou nos escutam qualidade, pois segundo São Paulo as pessoas se perdem por falta de conhecimento!

 
Deus abençõe vocês!

 
Vem Voce também...
Infância missionária - Mucambo-ce