QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Ano Nacional do Laicato e dia Mundial do Pobre!

Olá amados e amadas! A paz de Cristo!

Mensagem de Reflexão: Não é o que queremos fazer para Cristo, mas sim o que Cristo quer que façamos para Ele. E mesmo que saibamos o que devemos fazer para Ele, devemos fazer para dar uma Maior honra e glória a Deus! Padre Fabio Cosme religioso do Instituto Verbo Encarnado.



Após esta reflexão, venho trazer a postagem sobre o final do Ano Nacional do Laicato e sobre o Dia Mundial do Pobre instituído pelo Papa Francisco. Façamos esta oração: Senhor Jesus! Face misericordiosa do Pai! Permita que as iniciativas de evangelização e acolhimento existentes da Igreja Católica frutifiquem. Pois assim teremos a certeza que seu evangelho estará chegando e acolhendo a TODOS! Amém.

Acerca do Ano Nacional do Laicato, quero emitir uma nota de agradecimento à CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) pela grandiosa oportunidade que deu à Igreja do Brasil de vermos e contemplarmos as iniciativas de evangelização e acolhimento que existem em nossa igreja Nacional. 

Onde os leigos são como as pessoas convertidas pelos apóstolos, que ajudavam na divulgação do Reino de Deus e do amor Infinito do Pai! Fazendo parte do corpo mistico de Cristo que é a Igreja. Eu sou Igreja, Você é Igreja e somos a Igreja do Senhor!

Ontem tive a graça de participar da missa que finalizou este agraciado ano. Ela foi presidida pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese de Vitória Dom Luiz Mancilha Vilela

Nela estava presentes padres, seminaristas, diáconos, corpo litúrgico, pastorais, movimentos, religiosos e religiosas, novas comunidades e as comunidades eclesiais de base. 

Além disso, pudemos perceber a presença do próprio Cristo, a cada oração, em cada rosto, em cada olhar, em cada manifestação de fé e nos ritos da Santa e amada missa. Deus seja louvado!

Somado a isto, ontem foi comemorado o ano Mundial do Pobre instituído pelo Papa Francisco. Em relação a isto, agradeço muito a Deus por ter suscitado à nossa Igreja Católica um Papa tão comprometido com a causa do pobre. Ele mesmo, dando o primeiro testemunho, tem promovido iniciativas no sentido de dar dignidade aos pobres do mundo inteiro, trazendo Eles para o centro da Igreja.

Fazendo isto, nossa Igreja vai saindo dos seus muros e mostrando a face misericordiosa de Deus à humanidade que responde pelo nome de Jesus Cristo! O Filho de Deus! O nosso Salvador! 


Durante a missa Dom Luiz agradeceu à comunidades que promoveram durante à semana propostas de evangelização que acolhiam os pobres de Deus. Dando dignidade e identidade àqueles e àquelas que Jesus diz: "quando fizeste isto aos meus pequeninos, é a mim que fizeste!"

Como disse na mensagem de reflexão, nesta missa pudemos ver quantas pessoas se dedicam à causa do evangelho sem buscar aplausos, ou reconhecimento, mas sim para dar uma maior glória de Deus! Glória a Deus!

Hino Oficial do “Ano Nacional do Laicato”