QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

O Pecado (Seminário de Vida)

Fala galera paz e bem!

Postarei agora mais uma pregação voltada para Seminários de Vida no Espírito Santo, como no tema Salvação em Jesus o formato da postagem será um pouco diferente. Oro para que Deus toque seu coração, e inicie uma luta contra O pecado!

A paz de Cristo, O amor de Deus, O fogo do Espírito Santo e O cuidado de Nossa Senhora seja derramados sobre nós e nossas famílias. O tema que abordaremos será O Pecado! E o direcionamento é Arrependei-vos e crede no Evangelho. Você pode se perguntar: porque este direcionamento? 

Quando Deus nos concede a Graça de observarmos nossas falhas, não O faz para apenas apontar nossas feridas, mas sim para nos ajudar a sair de um caminho que nos levará para perdição Eterna. Para sairmos deste caminho temos que nos Arrepender e quer em Jesus, que é o Evangelho Vivo, que nos traz pistas para detectarmos o Pecado, e além disso, nos mostra meios para lutarmos. Bora venha comigo para a batalha!

Vamos dividir esta partilha em três assuntos para melhor compreendermos o tema. Falaremos sobre: o que é o Pecado?; Tipos de pecado; e Como devemos lutar contra o Pecado.

O Pecado entrou no mundo pela desobediência de Adão e Eva descrita no livro de Gênesis no capitulo 3, onde temos o relato envolvendo a serpente(o diabo), Adão e Eva, a partir deste momento o Pecado entrou no mundo, contudo, Deus em sua infinita bondade iniciou também o projeto de Salvação que se concretizará em Jesus(caso queiram saber mais busquem o Tema: Salvação em Jesus que esta no blog)

Depois disto, ficamos com as consequências do Pecado que é a morte, pois veremos no livro de Romanos capitulo 6, verso 23 que "o salário do pecado é a morte".

No entanto, o que é o pecado? 

É um ato nosso que Fere o coração de Deus, é uma ofensa a Deus e à Igreja(cat 1849-1850), se trata de uma amor egoísta do homem por apenas si mesmo. Segundo o Padre Pedro Luchi, é uma doença, um tumor que impede o crescimento humano em Deus! 


A chave para entendermos se o que praticamos é Pecado é a consciência (cat 1849-1850).

Quais tipos que pecados existem?

Vejamos na palavra que esta em Gálatas 5, 19-25:

"19 Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, 20.idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, 21.invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! 22.Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, 23.brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. 24.Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. 25.Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito." 

A Santa e Pecadora Igreja Católica divide os Pecados em Veniais (considerados leves) este podem ser perdoados durante a missa no ato penitencial, e Mortais que só podem ser perdoados através do sacramento da Reconciliação (confissão).

Somado a isso, a Igreja no século IV organizou alguns pecados com o nome de Capitais, através de São Gregório Magno e São João Cassiano, pois eles seriam os "cabeças"(caput no latim) de futuros pecados Mortais. Como por exemplo: A Ira, todos podemos nos irar contra alguém, por um momento de stress, contudo, se este pecado for Cultivado pode ser transformar em ódio, brigar ou até assassinatos.

Quanto mais a matéria do pecado for grave, e se ele for cometido de livre consciência e deliberadamente, mais este pecado se aproxima de ser mortal. Por exemplo, uma pessoa se suicida é um pecado mortal contra a própria vida, contudo, se a pessoa já estava vivendo problemas mentais ou depressivos mais livre da culpa do pecado ela estará.

E como podemos lutar contra o Pecado?

- Oração(para estar sempre em comunhão com Deus), jejum(para nos desapegarmos das coisas e necessidades terrenas), e louvor(para reconhecermos a grandeza de Deus em nossas vidas);


- Sacramentos( para nos purificarmos das consequências do pecado) e intimidade com a Palavra de Deus( para resistirmos à satanás assim como Jesus fez no deserto).

- Fugir das ocasiões de pecado e perseverar mesmo diante das quedas que teremos!

Assim como nos canta Aline Brasil na música Colisão: 


E termino deixando o exemplo da Vida de um Santo e uma Oração poderosa para quando cairmos nas armadilhas do Pecado.

São Felipe Neri foi um Santo que surgiu na Igreja em meio as missões jesuíticas, tentou seguir a ordem Jesuíta mas o chamado de Deus pala ele foi outro, viveu na Itália e evangelizando os mais pobres, entrava em êxtase nas orações e flutuava, além disso, converteu a sua Cidade por meio das Confissões. Mesmo assim se considerava muito fraco, pois dizia: Deus me ajude a resistir ao pecado, pois se depender de mim faço filhos na primeira mulher que encontrar.



Que esta oração do Salmo 50(bíblia Ave-Maria) que descobri pela Graça desta pregação, seja também a sua oração:

"1 Ao mestre de canto. Salmo de Davi, 2.quando o profeta Natã foi encontrá-lo, após o pecado com Betsabé. 3.Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. E conforme a imensidade de vossa misericórdia, apagai a minha iniqüidade. 4.Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me de meu pecado. 5.Eu reconheço a minha iniqüidade, diante de mim está sempre o meu pecado. 6.Só contra vós pequei, o que é mau fiz diante de vós. Vossa sentença assim se manifesta justa, e reto o vosso julgamento. 7.Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu-me no pecado. 8.Não obstante, amais a sinceridade de coração. Infundi-me, pois, a sabedoria no mais íntimo de mim. 9.Aspergi-me com um ramo de hissope e ficarei puro. Lavai-me e me tornarei mais branco do que a neve. 10.Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria, para que exultem os ossos que triturastes. 11.Dos meus pecados desviai os olhos, e minhas culpas todas apagai. 12.Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza. 13.De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de vosso santo Espírito. 14.Restituí-me a alegria da salvação, e sustentai-me com uma vontade generosa. 15.Então aos maus ensinarei vossos caminhos, e voltarão a vós os pecadores. 16.Deus, ó Deus, meu salvador, livrai-me da pena desse sangue derramado, e a vossa misericórdia a minha língua exaltará. 17.Senhor, abri meus lábios, a fim de que minha boca anuncie vossos louvores. 18.Vós não vos aplacais com sacrifícios rituais; e se eu vos ofertasse um sacrifício, não o aceitaríeis. 19.Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado, ó Deus, que não haveis de desprezar. 20.Senhor, pela vossa bondade, tratai Sião com benevolência, reconstruí os muros de Jerusalém." Amém!

A Salvação em Jesus Cristo!(Seminário de Vida)

Olá seja bem vindo(a)!

A paz de Cristo, O amor imensurável de Deus, O fogo purificador do Espírito Santo, e O cuidado terno de Nossa Senhora por nós e nossas famílias!

Hoje trazemos a postagem sobre o Tema: A salvação em Jesus Cristo! E o direcionamento que o Senhor concede, é que devemos tomar posse da Salvação, pois Elá foi conquistada para mim e para VOCÊ!


Bom esta postagem trará uma estrutura diferente da que utilizo no blog, isto porque é um Tema que foi pregado em um Seminário de Vida no Espírito. Oro a Deus que seu coração seja tocado por esta postagem! Amém!

Amados e amadas quando falamos em Salvação é importante sabermos que Ela já foi alcançada por Jesus Cristo em sua entrega TOTAL na Cruz. Junto com Ele foram crucificados TODOS os Pecados da Humanidade.

Vejamos um clipe(possui cenas fortes) de uma música que nos ajudará a compreendermos isto:


Isto foi preciso para reabrir o Paraíso para Nós! Pelo Pecado da Adão e Eva o pecado entrou na humanidade, e isto se realizou contra um Ser Eterno e Divino que é o próprio Deus. Portanto, a salvação só poderia ser conquistada por outro Ser Eterno e Divino que é Jesus Cristo!

E as referências a Jesus Salvador na Bíblia são inúmeras. Citarei algumas: No Livro de Gênesis capitulo 3, Deus fala para serpente que colocaria inimizade (configurada por Jesus) entre ela e a mulher, já em Isaias 52 temos a caracterização do Servo Sofredor que ficaria desfigurado pelos pecados dos seres humanos. Além disso, temos que o evangelista João no capitulo 3, versos de 16-18 nos fala sobre a missão de Jesus pela boca do próprio Jesus, vejamos na íntegra:

"16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17.Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18.Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus."

Se observarmos, o texto bíblico nos mostra que por Amor à sua criação, Deus enviou seu Filho Jesus Cristo Salvar o mundo do padecimento Eterno no inferno! 

Somado a isso, existe uma condição para a Salvação que é a crença em Jesus Cristo como salvador da humanidade. Neste ponto, nos unimos à santo Agostinho que dizia: "Deus que nos criou sem nós, não nos salvará sem nós!"

Então entendemos que a Salvação foi conquistada, no entanto, temos que busca-lá a cada dia afirmando Jesus Cristo como ÚNICO salvador de nossas vidas.

Podemos comparar a Salvação, como um Tesouro garantido que precisa ser encontrado. Nesta jornada para encontrá-lo necessitamos de "equipamentos" para não nos perdermos no caminho, e se nos perdermos, que possamos encontrar o caminho de volta

Os Equipamentos são: 
- a bíblia( que é o nosso mapa);
- a Igreja com a tradição e seu magistério(são os guias);
- os Santos e Santas junto com Maria(são bússolas que nos apontam o caminho seguro);
- a oração, missa e os sacramentos(são pontos de abastecimento, que nos ajudam a refazermos as forças na caminhada, devem ser utilizados constantemente) 
- é claro percisamos chegar a Jesus que nos espera no fim da caminhada!

Agora ore comigo: Senhor Jesus muito Obrigado! Por ter morrido por mim na Cruz! O peso do pecado que iria me aniquilar, pesou sobre Você aponto de te desfigurar. Obrigado Deus porque o Senhor sabia que eu não conseguiria suportar, mas pela morte e ressurreição de seu Filho Jesus o Caminho do Paraíso para Mim foi reaberto. Por isso, Tomo posse hoje desta Salvação em minha Vida! Amém.