QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Ano Litúrgico B - 2024 - Evangelho de Jesus Cristo SEGUNDO SÃO MARCOS.

domingo, 31 de maio de 2015

Mês dedicado a Maria!

Mês de Maio dedicado à Maria




No mês de maio, milhões de pessoas participam de romarias e peregrinações a santuários marianos, fazem orações especiais a Maria e lhe oferecem presentes, tanto espirituais quanto materiais.

Dedicar o mês de maio – também chamado de "mês das flores" no hemisfério norte – a Maria é uma devoção arraigada há séculos. Além disso, em muitos países, durante o mês de maio, comemora-se o Dia das Mães, e a lembrança se dirige também à nossa Mãe do céu.

"O mês de maio nos estimula a pensar e a falar de modo particular dEla – constatou João Paulo II em uma audiência geral, ao começar o mês de maio em 1979. De fato, este é o seu mês. Assim, o período do ano litúrgico [Ressurreição] e ao mesmo tempo o mês corrente chamam e convidam os nossos corações a abrirem-se de maneira singular para Maria."


Mas, por que existe este mês, se outros contêm festas litúrgicas mais destacadas dedicadas a Maria? O beato cardeal John Henry Newman oferece várias razões em seu livro póstumo "Meditações e devoções":

"A primeira razão é porque é o tempo em que a terra faz surgir a terna folhagem e os verdes pastos, depois do frio e da neve do inverno, da cruel atmosfera, do vento selvagem e das chuvas da primavera", escreve de um país do hemisfério norte.

"Porque os dias se tornam longos, o sol nasce cedo e se põe tarde – acrescenta. Porque semelhante alegria e júbilo externo da natureza são os melhores acompanhantes da nossa devoção Àquela que é a Rosa Mística e a Casa de Deus."

"Ninguém pode negar que este seja pelo menos o mês da promessa e da esperança – continua. Ainda que o tempo não seja favorável, é o mês que dá início e é prelúdio do verão."

"Maio é o mês, se não da consumação, pelo menos da promessa, e não é este o sentido no qual mais propriamente recordamos a Santíssima Virgem Maria, a quem dedicamos o mês?", pergunta em sua obra, publicada em 1893.

Para muitos, maio é o mês mais bonito, como Maria é a mulher mais bela; o mês mais florido que conduz o coração até Ela, uma Palavra feita flor.

  


Fonte: Aleteia

FERNANDA BRUM - MARIA MÃE DE DEUS


quinta-feira, 28 de maio de 2015

Solenidade da Santíssima Trindade 2015

Olá! Temos neste Domingo a Solenidade da Santíssima Trindade o mistério de UM Deus que é ao Mesmo tempo Três, por isso, trago para vocês uma explicação acerca da Trindade. 

Para crescermos na fé e em conhecimento trago a Reflexão dos Padres Joãozinho e Fábio de Melo ambos parceiros da Canção Nova.

Neste domingo refletimos Mateus 28, 16-20:

Evangelho - Mt 28,16-20
Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra.

Conclusão do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 28,16-20 naquele tempo:

16Os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado.
17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.
18Então Jesus aproximou-se e falou: 'Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra.
19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos,batizando-os em nome do Pai
e do Filho e do Espírito Santo,
20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!
Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo'.

Palavra da Salvação.

Santíssima Trindade - Programa Direção Espiritual 

sábado, 23 de maio de 2015

Pentecostes: O Batismo no Espírito Santo

Olá irmãos e irmãs! Hoje refletiremos sobre a festa de Pentecostes que a Igreja Católica Celebra no domingo dia 24/05/2015, contudo usaremos uma pregação sobre o tema: Batismo do Espírito Santo. Vejamos:

Palavra da Reflexão será: Efesios 3, 14-16

14.Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai,
15.ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra,
16.para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior.

Programa Celebrando Pentecostes "Batismo no Espírito."

terça-feira, 19 de maio de 2015

Pregação: Família Obra Prima de Deus!

Olá amados e amadas, paz e bem!

Hoje sobre tudo saiba que Deus tem um grande amor por você e por sua obra Prima que é a Família. Este que é o tema da nossa partilha: Família Obra Prima de Deus!

E começo partilhando o sentimento que nutre esta postagem: Deus mostrava famílias privadas do encontro pessoal com Ele. O Pai criador as recebe de volta! Isto porque Ele é amor e não pode negar-se, compreende nossas falhas e limitações. Quando nos olha não se detém nos defeitos, e vai além. Nos olha como filhos e filhas amados! Tome posse disso. Deus te ama!

Por isso, escutemos esta música que diz muito para nós em relação à busca pelo Pai: 

"Alô Meu Deus" cantada pelo Padre Léo - Canção Nova



Abençoados sejam a ponte que leva a Graça de Deus para sua casa, para sua família, Jesus lhe mostra esta postagem com este objetivo. Amém!

A palavra que refletiremos esta em João 2, 1-11: Evangelho das Bodas de Caná;

1.Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus.
2.Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.
3.Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho.
4.Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou.
5.Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.
6.Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas.
7.Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima.
8.Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram.
9.Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo
10.e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.
11.Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele

Vejamos o que Jesus no revela por meio deste Evangelho. 

Primeiramente, trata a Família como Projeto de Deus, se observarmos os dois primeiros nos dizem que Jesus, Maria e aqueles que são íntimos de Cristo estavam no casamento, e isto é o essencial! Deus é o que primeiro foi convidado para o casamento porque já haviam concretizado o casamento. 

Jesus é aquele que pode realizar tudo na vida do casal, Maria é aquela que fica atenta às dificuldades e os discípulos são os que podem testemunhar a grandiosidade da intervenção de Deus na vida do casal. Permitamos então que o Pai construa a vida da Família por meio da ação de seu Filho e da intervenção orante de Maria.

Em segundo lugar, destacar o papel de Maria neste casamento. Ela é aquela que serve à família, esta atenta ao que falta à família e como não tem poder para realizar nada, é também a que aponta o caminho: fazei tudo o que Ele(Jesus) vos disser

Isto porque a eleita por Deus para gerar seu Filho é a plena do Espírito Santo e neste caso é a antecipadora de Milagres. Jesus é obediente à Maria pelo fato de ela ser sua mãe. Você deseja que os milagres em sua família seja antecipados? Seja amigo de Nossa Senhora!

E finalmente, refletimos a restauração da Família pelo Espírito Santo. Por Ele ocorre a transformação onde conseguimos renunciar ao rancor, a vaidade às feridas da alma para darmos espaço à alegria, à esperança e à fé! Força para
resistirmos às tribulações e seguirmos a missão a dois. E abertura a ação de Jesus Cristo para que a harmonia plena da Santíssima Trindade realize o milagre em seu casamento. 

Permita que Jesus a sétima talha possa encher a sua talha imperfeita, e muda-la em algo extraordinário. Querido e querida em Deus você tem matéria para o milagre, no caso do evangelho a matéria foi água, coloque-se à disposição de Jesus para sermos colaboradores no milagre. Deseje agora a restauração da sua casa, cantando esta música:


Salette Ferreira - Restaura Nossa Casa Senhor


Peça a unção de Deus através do Espírito Santo para que VOCÊ seja a ponte para que a graça celeste chegue aos seus. Amém!
   

sábado, 16 de maio de 2015

Novena do Espírito Santo




Orações iniciais para todos os dias:

Deus meu! Deus de amor e de verdade. Autor da santificação de nossas almas, prostrado humildemente ante vossa soberana Majestade, detesto na amargura de meu coração todos os meus pecados, como ofensas feitas a Vos, digno de ser amado sobre todas as coisas.
Oh! bondade infinita! Quem jamais vos tivera ofendido! Perdoai-me, Senhor, Deus de graça e de misericórdia, perdoai-me meus continuas infidelidades; o não ter tido valor para executar coisa alguma boa, depois que tantas vezes vossa misericórdia e graça me tem solicitado, repreendido, e inspirado amorosamente. Me pesa, me arrependo da ingrata correspondência e indigna cegueira com que tenho resistido incessantemente a vossos doces e divinos chamamentos. Mas proponho firmemente com vosso auxílio de não ser rebelde a Vos, de seguir em adiante vossas ternas inspirações com suma docilidade. Para este fim, iluminai-me. Oh! fonte de luz, meu entendimento, fortalecei minha vontade, purificai meu coração, arrancai todos os meus pensamentos, desejos e afetos, e concedei-me ser digno de obter os frutos bem-aventurados que vossos dons produzem nas almas que os possuem.
Concedei-me as graças que Vos peço nesta novena, se tem de ser para maior glória vossa, e para que eu Vos veja, ame e adore sem fim em vossa glória. Amém.

Invocação ao Espírito Santo:

Vem a nossas almas Oh! Espírito Santo! e do céu enviai-me tua luz em um raio. Vem, Pai de pobres, vem, de dons Santos, vem, de corações lúcido reparo. Vem, consolador, doce e soberano, hóspede das almas, suave presente. Nos contratempos descanso ao trabalho, temperança no ardente consolo no pranto. Santíssima luz de todo cristão, o íntimo do peito, cheio de amor casto. No homem nada há sem teu amparo, e nada pode ter sem Vós, de puro e Santo. Com tuas águas puras lava o manchado, rega o que é seco põe o enfermo são. Ao coração duro dobre com tua mão, e abrande as almas que manchou o pecado. Volte ao bom caminho ao extraviado, e ao gelado acende em teu fogo Santo. Concede aos teus fiéis em Vós confiados,os dons Sacros e Centenários. Aumentai em virtude para que mereçamos, do eterno gozo o feliz descanso.Amém.

A continuação rezar a oração do dia que corresponda:

Orações finais para todos os dias (exceto o último dia)

Hino ao Espírito Santo

Vem, Oh! Criador Espírito! Nossas almas visitai, nossos peitos, que Vos criastes, enchei de graça celestial. Pois sois Paráclito Espírito, Dom do Pai celestial, fonte viva, sacro fogo, unção santa, espiritual. Em teus dons setiformes, tal promessa paternal, dedo eterno de Deus Pai nossas línguas inflamai. Ilustrai nossos sentidos, o coração inflamai, nossos corpos, que são fracos, com vossa virtude armai. Apartai os inimigos, dai-nos a divina paz e sendo Vos nosso guia livrai-nos de toda maldade. Por Vos ao Pai e ao Filho, nesta vida mortal convocamos, e cremos sempre em tua Divindade. A Deus Pai seja glória, ao filho glória imortal e ao Espírito Paráclito por toda a eternidade. Amém.

Oração ao Espírito Santo: Diviníssimo consolador de minha alma, fogo, luz e celestial ardor dos corações humanos, se é para glória de vossa Majestade que eu consiga o que eu desejo e peço neste dia, digna-Vos conceder-me benignamente; E senão dirigi meu pedido, dando-me as graças que tem de ser para vossa maior glória e bem da salvação de minha alma. Amém.

Cada um se recolherá interiormente e pedirá a graça que mais necessite.
Se concluirá todos os dias com a antífona, verso, resposta e oração seguintes:

Antífona: Vos desejarei, aleluia; Voe e venho a nós, aleluia; E se alegrará nosso coração, aleluia, aleluia. Enviai, Senhor, vosso Santo Espírito, e serão criados. E renovareis a face da terra.

Oração Oh! Deus que haveis instruído os corações dos fiéis com a ilustração do Espírito Santo; dai-nos o sentir retamente com este mesmo Espírito, e aproveitar sempre de sua consolação. Por Jesus Cristo Senhor nosso, teu filho, que vive contigo e Reina na unidade do mesmo Espírito Santo, Deus por todos os séculos dos séculos. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.


Oh! Espírito Santo! Fonte viva de divinas água que, na criação do mundo, santificastes as imensas águas que rodeavam o mundo e as águas do Jordão no batismo de Jesus Cristo, Senhor nosso; Eu Vos suplico que sejais em meu Espírito, tão árido e seco, a Sagrada fonte de água viva, que jamais se esgota e brota até a vida eterna; E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.





Oh! Espírito Santo! Que fazendo sombra com vossa virtude altíssima a puríssima Virgem Maria, e a transbordando ao mesmo tempo de graça, fizeste de um modo inefável e Onipotente a obra infinita da Encarnação do Verbo Eterno, no seio virginal de vossa celestial Esposa: Fazei sombra a minha alma e concedei-me a graça necessária para que eu seja digno de receber ao mesmo Verbo divino feito homem e Sacramentado por meu amor, e também a especial que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa, e bem de minha alma. Amém.


Oh! Espírito Santo! Celestial pomba que, abrindo de par em par os céus, descestes sobre Jesus já batizado no Jordão, simbolizando: que desde este momento em que tomou a natureza humana, habitava Nele a plenitude da Divindade; Vem sobre a mim pobre e miserável e enchei-me do dom de sabedoria de conselho, de entendimento e fortaleza, de ciência, piedade e de temor de Deus; E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.



Oh! Espírito Santo! Nuvem lúcida que fazendo no Tabor sombra a Jesus transfigurado e glorioso, ilustrastes aquele Santo monte, e amparastes em seu excessivo temor aos Apóstolos, comunicando-lhes depois da Ascensão de seu Divino Mestre muita luz, fervor e graça; Ilustrai, protegei e fecundai minha alma para que eu seja digno discípulo de Jesus, E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.




Oh! Espírito Santo! Suave vento que teve o Cenáculo e deu força e valor aos corações de quantos Vos esperavam, orando fervorosamente unidos com alma e coração: Oh! Espírito de vida e amor! Enchei toda a casa de meu pequeno espírito, minha memória, entendimento e vontade: E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.






Oh! Espírito Santo! Luz claríssima que ilustrou o entendimento dos Santos Apóstolos, comunicando-lhes, como Sol divino, toda a luz que necessitavam para sua perfeição e para a conversão do mundo: Oh! Luz beatíssima! Iluminai todos os lugares tenebrosos de meu interior, para que Vos conheça e dê a conhecer a todo o mundo; E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.




Oh! Espírito Santo! Sagrado fogo que aparecendo visível sobre os Apóstolos no dia de Pentecostes, inflamastes divinamente seus corações para que, abrasados em vosso amor, incendiasse depois a todo o mundo nas mesmas sagradas chamas: Acendei em vossos Santíssimos ardores meu coração gelado, para que, abrasado meu Espírito Neles, acenda em vosso divino amor a quantos pessoas eu conheça; E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.


Oh! Espírito Santo! Chama ardente de caridade que com o fogo de vosso amor inflamando o coração dos Santos Apóstolos e de todos os homens Apostólicos, os comunicastes o dom de línguas para a conversão do mundo; Inflamai Sagrado Fogo de Amor ao meu coração e minha língua para que sempre governado por vosso Espírito, e fervoroso na caridade, inflame a todos para que observem fielmente vossos divinos mandamentos; E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.


Oh! Espírito Santo! Caridade essencial que, difundida nos corações humanos, vossos divinos dons, comunicando todas as divinas graças que se incluem em nossos sete dons, e compreendem tudo o quanto necessita a vida espiritual, própria de cada um, e a qual desejais que se comunique a todos os homens: Oh! Caridade santíssima! Infundi em meu coração tão pobre de vossos sete dons, e que com eles publique vossas grandezas. Oh! Deus misericordioso! Vos, que antigamente enchestes neste dia os peitos apostólicos de vossa graça, dai-nos Vossos divinos carismas, Concedei-nos tempos tranqüilos, confirmai as graças que Vos temos pedido nesta novena, se são para maior glória vossa e bem de nossas almas. Amém.

Depois desta Oração, em lugar da antífona, verso, resposta e oração de todos os dias, se digam as seguintes:

Antífona para o Nono Dia Hoje se completaram os dias de Pentecostes, aleluia; Hoje se reproduzem as felizes alegrias, quando o Espírito Consolador baixou sobre seus Apóstolos, aleluia; Hoje, raiou o resplendor do divino fogo, repousou o Espírito Santo em forma de línguas sobre eles, aleluia; Hoje lhes concedeu palavras edificadoras, lhes inflamou de seu amor e lhes encheu de seus inumeráveis carismas, aleluia; aleluia. Foram todos cheios do Espírito Santo; aleluia. E começaram a falar em várias línguas; aleluia.

Oração: Oh! Deus que haveis instruído neste dia os corações dos fiéis com a ilustração do Espírito Santo, dai-me o sentir retamente com este mesmo Espírito, e aproveitar sempre de sua consolação. Por Jesus Cristo Senhor Nosso, teu Filho, que vive contigo e reina na unidade do mesmo Espírito Santo; Deus por todos os séculos dos séculos. Amém.


Vinde Espírito Santo



quarta-feira, 13 de maio de 2015

Ministérios da R.C.C.: final.


Tema Renovação Carismática Católica de 2012


*Pregação: O Ministério de pregação visa formar pregadores, quer seja aquela pessoa que jamais pregou, quer seja o pregador experiente que deseja aperfeiçoar-se a fim de atingir com eficácia os objetivos do carisma da pregação. 
Com os cursos de pregação os pregadores recebem capacitação para pregarem em todos os encontros (nas reuniões de oração realizadas nos grupos de oração, nos seminários, nos avivamentos, nos aprofundamentos etc). Também são capacitados a ministrarem ensinos onde for necessário.

 *Promoção Humana:
Este Ministério tem a missão de trabalhar nas obras sociais, priorizando o atendimento dos excluídos, através da Renovação Carismática Católica. 
O ministério de Promoção Humana busca formar as pessoas a partir da Doutrina Social da Igreja, criando um compromisso com os mais carentes, além de levantar e participar da organização de todas as obras sociais que a Renovação tem através dos grupos de Oração.

*Universidades Renovadas:

O Ministério Universidades Renovadas tem como missão evangelizar nas instituições de ensino superior. 
O objetivo do Universidades Renovadas é levar a experiência de pentecostes a cada estudante professor e funcionário destas instituições para que a partir destas experiência se tornem um Profissional do Reino, que transformem a sociedade a partir da sua prática profissional cristã. O Ministério Universidades Renovadas também trabalha com as pessoas que já são formados e que estão no mercado de trabalho.

Em Jesus as Nações Porão Sua Esperança
- Banda Arkanjos


quinta-feira, 7 de maio de 2015

Ministérios da R.C.C.: Parte 3

Tema da Renovação Carismática Católica de 2013



*Fé e Política


O Ministério Fé e Política é o serviço dentro da Renovação Carismática Católica para a evangelização da política, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo. O objetivo não é formar partidos políticos ou realizar campanhas eleitorais, é conscientizar os cristãos a utilizarem o voto de modo justo, e apoiarem o candidato(s) conforme a consciência de cada um. A Renovação Carismática também apóia e incentiva a participação na política daqueles que sentem chamados a este serviço.

*Intercessão:


Intercessão é uma oração de pedido que nos conforma perfeitamente com a oração de Jesus. Interceder é pedir, suplicar em favor de outro. Desde Abraão, é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus”. (Catecismo nº 2634,2635) A palavra INTERCESSÃO, em si, quer dizer: a ação de “por-se entre”. O intercessor é aquele que se engaja numa batalha espiritual em favor das necessidades de alguém, de algum grupo, família, país, paróquia.

*Jovem:



O Ministério jovem é responsável por evangelizar a juventude. Ele busca proporcionar e incentivar momentos de evangelização dos jovens, apoiando os grupos de oração nestas atividades, produzindo material e ajudando na formação de outros jovens evangelizadores.Como parte desta formação, também são realizados encontros onde se trabalha questões desta faixa etária como afetividade, sexualidade e outros assuntos referentes à juventude. O ministério tem por objetivo levar ao jovem a ter tudo de bom que a vida oferece sem exageros, excessos, que a juventude possa ter uma vida cheia do Espírito Santo.


A NOSSA FÉ - MÚSICA TEMA DA RCC BRASIL 2013


terça-feira, 5 de maio de 2015

Ministérios da R.C.C.: Parte 2


Tema Renovação Carismática Catolica de 2014

*Cura e Libertação:
O Ministério de Oração por Cura e Libertação é o serviço prestado no grupo de oração, orientando seus participantes a buscar a cura e a libertação para si e para os seus, em Jesus, através da oração dos irmãos. O objetivo deste ministério é reacender a chama da fé no coração de todos, Jesus é o ontem, o hoje e sempre estará realizando seus milagres e derramando suas graças em cada um. Deus concede a seus filhos vida em plenitude em Jesus Cristo pelo poder de seu Espírito Santo.

*Famílias:
O ministério para as famílias é uma moção do Espírito Santo para a Renovação Carismática, e tem como objetivo evangelizar e formar novas famílias para Deus, famílias batizadas no Espírito Santo, porque, “… o Futuro da humanidade passa pela família” (João Paulo II).

*Formação:

O Ministério de Formação surgiu da necessidade de formação permanente daqueles que estão no serviço do Senhor dentro da RCC. O objetivo deste ministério é formar os líderes / servos para que atuem na RCC capacitados e renovados em suas: identidade, unidade e missão.

TEMA DA RCC - 2014 - SEJAM UM